Ação do HC de Botucatu visa avaliar saúde respiratória da população

Vagas são limitadas e há a necessidade de pré-agendamento

Da Redação

O Programa Inspire Saúde Respiratória, criado em março de 2023 por pesquisadores do Serviço de Pneumologia do Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB) e da Faculdade de Medicina da Unesp (FMB), abre as portas no sábado, 22 de junho para participação da população na avaliação detalhada de sua saúde respiratória.

A próxima edição do programa ocorre das 7h às 16h, na Função Pulmonar do HCFMB. As vagas são limitadas e há a necessidade de pré-agendamento pelo telefone (14) 3811-6033 ou pelo WhatsApp (14) 99756-4525. Não é necessário jejum e precisa apresentar RG e o Cartão SUS.

A iniciativa pioneira traz à região de Botucatu a possibilidade de um rastreamento precoce de doenças respiratórias, como asma, câncer de pulmão e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), além de oferecer tratamento e acompanhamento médico para pacientes.

O programa é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, com o objetivo de facilitar o acesso a diagnósticos mais rápidos e precisos sobre a saúde respiratória. Os pacientes que apresentem sintomas, tabagismo ativo ou ex-fumantes podem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde para agendar consultas e exames e se necessário são regulados para a campanha mensal dentro do HC-FMB.

No dia de Campanha Mensal no HC-FMB, os pacientes passam por uma avaliação global multidisciplinar, que inclui consulta com pneumologista, cirurgião torácico, fisioterapeuta, nutricionista e enfermeiro e realização de exames para análise de função pulmonar. Após avaliação, o paciente pode ser reencaminhado para atenção primária de acordo com a gravidade do diagnóstico e/ou da doença respiratória ou receber orientação para segmento no serviço especializado. A previsão é que os diagnósticos sejam realizados em até 30 dias. Todos que participarem do programa serão convidados a retornar anualmente para reavaliação especializada.

O programa também tem atuado na capacitação mensal de profissionais de saúde de diferentes níveis de atenção sobre a importância da integração para controle do tabagismo, cuidados com a saúde pulmonar, diagnóstico, rastreio de câncer pulmonar e tratamento.

Para participar do Programa INSPIRE é necessário que se tenha ao menos um critério de inclusão:   
  
Rastreio de doenças respiratórias: 

  • Maior de 18 anos de idade;
  • Tabagista ativo (incluindo cigarro eletrônico), ex-tabagista ou passivo;
  • OU Sintomas respiratórios crônicos.

    Rastreio de câncer de pulmão:  
    Idade maior ou igual a 45 anos;
    Carga tabágica maior ou igual a 30 anos/maço (1 maço por dia: 1 ano/maço; 2 maços por dia: 2 ano/maço)
    Tabagista ativo (incluindo cigarro eletrônico) ou ex-tabagista há menos de 15 anos.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!