Conto João e Maria inspira peça teatral com apresentação Botucatu

Apresentação será com entrada franca no Teatro Municipal

Da Redação

A adaptação do conto clássico João e Maria, recontado pelo autor britânico Neil Gaiman, estará no palco do Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci na quinta-feira, 4 de julho para uma sessão gratuita as 16 horas.

O espetáculo teatral A Travessia de Maria e seu irmão João foi contemplado pela 23a edição do Cultura Inglesa Festival produzido em 2019. O espetáculo é uma adaptação do conto clássico João e Maria , que na  dramaturgia traz apenas duas atrizes e propõe o nome de Maria antes de João no título, celebrando o protagonismo da personagem feminina do conto e a sua coragem para atravessar tudo o que as crianças enfrentam.

A montagem celebra a força da parceria entre irmãs e irmãos dentro da família e a coragem que temos ao enfrentar o medo do abandono e do desconhecido. Espetáculo trabalha com bonecos numa parte do espetáculo e existe um jogo de escala entre o mini mundo dos bonecos e o espaço cênico das atrizes que pretende transportar o espectador para um mundo mágico.

Os elementos cênicos da montagem remetem a alimentos porque a montagem situa a família do conto em um lugar devastado pela fome e guerra e a criação quis trazer muito fortemente a presença do alimento , sua falta e também a possibilidade de reconstrução de um mundo onde não há mais fome. Alguns elementos, como a casa de pão e os próprios bonecos de Maria e João são feitos de pão.

A trilha sonora original e toda a criação de uma narrativa sonora foi criada para que o espectador tivesse uma experiência musical e sonora imersiva. A trilha perpassa grande parte da montagem, seja nas vozes em off ou nas músicas.

A peça estreou em 2019 e cumpriu temporadas no Teatro Cacilda Becker e em diversas unidades do SESC na capital e no interior de SP, além de receber o prêmio Zé Renato para uma circulação virtual por escolas públicas durante a pandemia. Esteve ainda no FESTVALE em S. José dos Campos e no FENATIB em Blumenau (SC), virtualmente no Festival Internacional Paidéia de Teatro para infância e Juventude e também em diversas unidades do SESC RJ pelo programa SESC Pulsar.

Agora a montagem da Cia. Arthur-Arnaldo chega a Botucatu viabilizada pelo programa de ação cultural do governo do estado de São Paulo, PROAC-SP, e seu edital de circulação teatral.

A apresentação será com entrada franca e retirada de ingressos na bilheteria do teatro 30 minutos antes do inicio da peça. Após o espetáculo a companhia convida o público para um debate e vivência cultural, chamada de “Abrindo a caixa de histórias”.  O público poderá conhecer de perto os bastidores do espetáculo.

SINOPSE 

Em tempos de guerra e fome Maria e seu irmão João enfrentam o medo do abandono, o escuro da floresta e os terríveis planos de uma bruxa. Com coragem, inteligência e de mãos dadas fazem a travessia que os levará de volta para casa.

SERVIÇO:

ESPETÁCULO TEATRAL A TRAVESSIA DE MARIA E SEU IRMÃO JOÃO com a CIA. ARTHUR-ARNALDO (SP) em Botucatu

ONDE: TEATRO MUNICIPAL CAMILLO FERNANDEZ DINUCCI (Pça Cel. Moura 27 – Centro)

QUANDO: 4 DE JULHO DE 2024

HORA: 16h (duração 55 minutos)

QUANTO: ENTRADA FRANCA (ingressos distribuídos 30 minutos antes da peça na bilheteria)

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

Interessados em participar do debate e vivência após o espetáculo devem retirar uma senha na bilheteira. Disponibilidade máxima de 25 senhas entre adultos e crianças.

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php