Apresentação será com entrada franca no Teatro Municipal
Da Redação
A adaptação do conto clássico João e Maria, recontado pelo autor britânico Neil Gaiman, estará no palco do Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci na quinta-feira, 4 de julho para uma sessão gratuita as 16 horas.
O espetáculo teatral A Travessia de Maria e seu irmão João foi contemplado pela 23a edição do Cultura Inglesa Festival produzido em 2019. O espetáculo é uma adaptação do conto clássico João e Maria , que na dramaturgia traz apenas duas atrizes e propõe o nome de Maria antes de João no título, celebrando o protagonismo da personagem feminina do conto e a sua coragem para atravessar tudo o que as crianças enfrentam.
A montagem celebra a força da parceria entre irmãs e irmãos dentro da família e a coragem que temos ao enfrentar o medo do abandono e do desconhecido. Espetáculo trabalha com bonecos numa parte do espetáculo e existe um jogo de escala entre o mini mundo dos bonecos e o espaço cênico das atrizes que pretende transportar o espectador para um mundo mágico.
Os elementos cênicos da montagem remetem a alimentos porque a montagem situa a família do conto em um lugar devastado pela fome e guerra e a criação quis trazer muito fortemente a presença do alimento , sua falta e também a possibilidade de reconstrução de um mundo onde não há mais fome. Alguns elementos, como a casa de pão e os próprios bonecos de Maria e João são feitos de pão.
A trilha sonora original e toda a criação de uma narrativa sonora foi criada para que o espectador tivesse uma experiência musical e sonora imersiva. A trilha perpassa grande parte da montagem, seja nas vozes em off ou nas músicas.
A peça estreou em 2019 e cumpriu temporadas no Teatro Cacilda Becker e em diversas unidades do SESC na capital e no interior de SP, além de receber o prêmio Zé Renato para uma circulação virtual por escolas públicas durante a pandemia. Esteve ainda no FESTVALE em S. José dos Campos e no FENATIB em Blumenau (SC), virtualmente no Festival Internacional Paidéia de Teatro para infância e Juventude e também em diversas unidades do SESC RJ pelo programa SESC Pulsar.