Reforma teve como um dos objetivos preservar as características arquitetônicas
Da Redação
Está confirmada para a próxima sexta-feira, 12 de julho, a partir das 19 horas, a inauguração da revitalização do complexo da antiga Estação Ferroviária de São Manuel. A obra está sendo entregue com investimento total de R$ 930 mil, financiado por uma emenda parlamentar.
A reforma teve como um dos objetivos preservar as características arquitetônicas dos prédios históricos, que abrigavam a casa do chefe da estação e a bilheteria. A reurbanização completa do local permitirá que ele seja utilizado em projetos culturais desenvolvidos pela Diretoria Municipal de Cultura.
Além disso, o espaço abrigará na antiga casa do chefe da estação a nova sede da Diretoria Municipal de Turismo e, no prédio da antiga bilheteria ficará instalado o grupo de artesãos do município.
O nome do local será Estação “Alice Soares de Toledo Sommerlath”, em homenagem à mãe da Rainha Silvia, da Suécia, que tinha como avô o Cel. Joaquim Floriano de Toledo, responsável pela abertura do ramal de São Manuel, quando era senador do Estado de São Paulo no ano de 1896.
A estação de São Manuel foi aberta pela Ituana em 1888, como ponta de linha do então ramal de São Manuel, de acordo com o relatório da Sorocabana-Ituana com publicação que dão a data de 5/7/1888. A inauguração oficial da linha, com trens de passageiros etc., entre Botucatu e São Manuel, é citada com data de março de 1897 pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Este ramal era uma continuação do ramal de João Alfredo, continuado pela navegação fluvial da Ituana, que retomava os trilhos em Porto Martins. Em 1911, foi construído o prédio atual administrativo da estação. Em 1918, o relatório da Sorocabana afirma que “para melhorar o acesso do público à estação de São Manoel a estrada executou a construção de passeios”.