Foram encontrados dois pontos de descarte irregular de carcaças de frango
Da Redação
A Polícia Civil flagrou na terça-feira, 6 de agosto, ocorrência de descarte irregular de carcaças de frangos em uma granja instalada em Itatinga, próxima a manancial do rio que abastece a Cidade. A ação contou com a participação de agentes da Sabesp, Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, Polícia Militar Ambiental, Guarda Municipal e Polícia Técnico-Científica.
A operação teve como objetivo verificar denúncia de que um arrendatário de uma granja descartava carcaças de frangos mortos de maneira inadequada, enterrando-as em uma área de plantio de cereais, a 100 metros das margens do rio que abastece Itatinga.
Após um levantamento prévio do local e a obtenção do mandado de busca e apreensão, os participantes da operação seguiram em comboio até a propriedade alvo. No local, foram encontrados dois pontos de descarte irregular de carcaças de frango. A denúncia apontava a existência de três mil carcaças de frango, sendo recolhidos 500 quilos, devidamente periciados pela equipe do Instituto de Criminalística e Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.
O descarte irregular foi interrompido em sua fase inicial, evitando maiores danos ao meio ambiente e a consequente contaminação da água. Todo o material coletado durante a operação será encaminhado aos órgãos competentes, para que adotem as providências administrativas devidas, subsidiando o inquérito policial instaurado pela autoridade policial, visando a investigação de eventual prática do crime previsto no artigo 54 da Lei 9.605/98, que consiste em causar poluição de qualquer natureza.