Alunos da Etec Botucatu premiados na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza
Alunos analisaram a possibilidade de implantar a abordagem da internet das coisas
Da Redação
Alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Domingos Minicucci Filho, em Botucatu, foram premiados na 15ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), realizada nesta semana na São Paulo Expo, na capital paulista.
O estudo Monitoramento da saúde do paciente utilizando a tecnologia IoT (internet das coisas), de autoria dos estudantes Luiz Mariotto, João Surreicao, Julio Sacramento sob orientação do professor Roger Felix, recebeu o prêmio Huawei, que é uma das empresas patrocinadoras do evento de ensino tecnológico.
Os alunos analisaram a possibilidade de implantar a abordagem da internet das coisas, por meio de dispositivos inteligentes, na coleta de dados biométricos, como batimentos cardíacos, pressão arterial, padrões de sono e atividade física em tempo real.
Por meio de conexões sem fio, os dados são transmitidos para uma plataforma centralizada, onde são processados e analisados por algoritmos. A vigilância contínua e personalizada da saúde do paciente permite identificar padrões e detectar anomalias. As informações também podem ser acessadas remotamente.
Cada projeto foi avaliado por 3 dos 76 avaliadores do CPS. Foram registradas notas de 1 a 5 para apresentação e postura da equipe, comunicação oral, impacto social, ambiental e econômico do projeto, bem como originalidade e inovação, sendo que os dois últimos critérios tiveram peso dobrado. Do ponto de vista de negócios, os trabalhos foram pontuados segundo critérios de desejabilidade, rentabilidade e viabilidade.