Espetáculo teatral “Chão” em exibição gratuita neste sábado (24) em Botucatu

A pesquisa toda partiu desses questionamentos e reflexões

Da Redação

Neste sábado, 24 de agosto, a atriz Vanessa Petroncari fará uma abertura de processo de seu novo trabalho teatral “Chão” em Botucatu, na Casa da Juventude. O espetáculo terá tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Residente em Botucatu há 3 anos, a artista começou a amadurecer a ideia deste trabalho depois de morar  em São Paulo e ficar cada vez mais incomodada com o modelo de cidades que a nossa sociedade tem adotado: muito cimento e pouca natureza.

“A velocidade com que a especulação imobiliária vai engolindo e destruindo ecossistemas é assustadora. Para além disso, a espécie humana tem se comportado como parasitas: usufrui até a última gota dos recursos naturais sem o menor respeito e consideração às outras espécies que compartilham o mesmo território. Vamos exterminando tudo como se somente nós tivéssemos o direito de habitar esse chão”, frisa a atriz

Para além disso, a questão fundiária do Brasil transpassa todo o trabalho: a terra é de quem? Vivemos em um país com dimensões continentais, no entanto, há grandes lotes de terra nas mãos de poucos e um contingente enorme de pessoas sem casas, vivendo nas ruas ou vagando na beira de estradas. A disputa pela terra é violenta, no entanto, o que, de fato, regulamente o direito a ela?

A pesquisa toda partiu desses questionamentos e reflexões de Vanessa, que começou escrevendo um texto em forma de narrativa mitológica sobre a origem do mundo e das espécies. A partir disso, ela convidou Eduardo Okamoto para dirigir o trabalho, os dois foram investigando caminhos de estudos e possibilidades cênicas para os materiais que foram sendo levantados.

“A abertura de processo é como se fosse um ensaio aberto: a peça ainda não está pronta, está em processo de montagem, e nessa etapa do trabalho, é importante mostrar para o público o que tem sido levantado na pesquisa para saber como esse material chega ao público e a sua percepção”, frisa a atriz.

Serão mostradas algumas cenas, propostas de figurino, cabelo, cenografia, encenação e trilha sonora. Após a apresentação das cenas, que tem aproximadamente 30 minutos, será realizada uma conversa com o público.

Ações como abertura de processo e ensaios abertos são importantes para os atores e diretores entenderem como o trabalho está caminhando, se há excessos que devem ser cortados, se estão faltando materiais e elaborar os trilhos futuros. O teatro nos dá muitas possibilidades de trocas e reflexões com o público que ficam entre a sala de ensaio e a apresentação final.

Ficha Técnica
Concepção, texto e atuação: Vanessa Petroncari
Direção: Eduardo Okamoto
Figurino e cenário: Verson Souto
Visagismo: Bianca Raphael
Produção: Recontas
Direção de produção: Vanessa Petroncari
Produção executiva: Isabela Silva
Assistente de produção: Matheus Pescara
Operação de áudio: Johnny Faustino
Intérpretes de libras: Gabriely Alvarenga e Rodrigo Pinheiro

Serviço
Chão, de Vanessa Petroncari
Abertura de processo
Dia 24 de agosto às 20h
Casa da Juventude de Botucatu
R. Benjamin Constant, 161
Ingressos: grátis
Classificação: 12 anos
Duração: 30 minutos
Informações: (19) 98328-1058

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php