Previsão é que todo o enchimento esteja concluído em até meados de 2025
Da Redação
A Barragem do Rio Pardo “Prefeito Plínio Paganini” será inaugurada oficialmente nessa sexta-feira, 27 de setembro, após quatro anos de obras. Evento está marcado para às 14h30 e terá a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), além da Secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.
O ato ratifica o início das operações da represa após a autorização, em agosto, do alagamento da barragem pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Previsão é que todo o enchimento esteja concluído em até meados de 2025.
A barragem- que recebe o nome do ex-prefeito e radialista Plínio Paganini- começou a ser construída em 2020 tendo investimento superior a R$ 56 milhões, custeados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que ficará responsável pelas operações.
Represa tem 566 metros de extensão, profundidade entre 15 a 20 metros e com capacidade para comportar 10 bilhões de litros d’agua. Isso equivale a 3.600 piscinas. A vazão é de 800 litros de água a cada segundo, muito superior à capacidade média atual de produção do Rio Pardo. Segundo a Sabesp, o volume é suficiente para garantir o abastecimento de água para Botucatu pelos próximos 50 anos.
A construção da Represa proporcionará também a atração de novos investimentos na região, principalmente na área do turismo. Há a perspectiva da construção de um parque e centro de eventos às margens da barragem.