Servidores participaram de palestras informativas e atividades interativas
Da Redação
“Se cuidar para um novo despertar” foi o tema central da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) 2024 do Campus da Unesp de Botucatu (Rubião Junior), realizada de 17 a 19 de setembro no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp).
As atividades também foram transmitidas ao vivo para as Unidades Externas do HCFMB: Hospital Estadual Botucatu (HEBo), Pronto-Socorro Adulto (PSA) e Serviço de Referência em Álcool e Drogas (SARAD).
Durante os três dias do evento, os servidores participaram de apresentações culturais, palestras informativas, atividades interativas.
Compondo a mesa de abertura na terça-feira, 17, estiveram presentes o diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu e presidente do Grupo Administrativo do Campus, Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza; o Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho; o vice-presidente da Famesp, Trajano Sardemberg; o Vice-Diretor da FMVZ, Mário De Beni Arrigoni; o Vice-Diretor do IBB, William Fernando Zambuzzi; o coordenador executivo do IBTEC, Paulo Eduardo Martins Ribolla, e a coordenadora do SESMT HCFMB / Famesp, Enf.ª Dra Camila Polo Camargo da Silva.
Carlos Magno salientou, em sua fala, que o acidente de trabalho não é só o de trajeto ou pela exposição a um produto químico ou material de risco biológico, mas sim tudo aquilo que fere a integridade, a dignidade e a saúde do ser humano. “Acho extremamente feliz que tenham sido escolhidos tantos temas voltados à saúde mental, porque é ela que faz com que nós possamos nos dedicar dentro de uma instituição que é de ensino e também de cuidado, nos mantendo íntegros e saudáveis”.
Iniciando a série de palestras, o advogado da Famesp Maurício Sérgio Forti Passaroni abordou o tema “Assédio no Ambiente de Trabalho”, explicando a definição, os tipos de assédio e como denunciar situações desta natureza.
O segundo dia da SIPAT começou um pouco mais cedo, durante o projeto “É Dia de Feira no Campus da Unesp”, com uma vivência de dança circular. Na parte da tarde, o Suporte Básico de Vida foi o tema da palestra do enfermeiro do HCFMB José de Souza Neto e a importância da Brigada de Incêndio no complexo hospitalar foi ressaltada pelos bombeiros civis do SESMT HCFMB / Famesp Alex Amaral Soler e Eric Pita Capelup. Integrantes da Orquestra de Viola e Violão do IBB fizeram uma apresentação de sucessos da música brasileira ao público presente.
Durante o evento, integrantes da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e do Hemocentro estiveram presentes na entrada do Salão Nobre, reforçando a importância da doação de órgãos e de sangue, e houve a amostra da linha de rações totalmente desenvolvidas e fabricadas pela FMVZ. Também estiveram presentes representantes do SAMU e cipeiros da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru.
Esta iniciativa foi promovida pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp), FMVZ | Unesp, Instituto de Biociências de Botucatu (IBB | Unesp), Administração Geral do Câmpus (AG) e Instituto de Biotecnologia (IBTEC), em parceria com o Núcleo de Eventos Científicos e o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento (NUCADE) do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) e com o suporte técnico dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT HCFMB / Famesp).