Programa tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas locais de São Paulo
Da Redação
Botucatu foi credenciada, há poucos dias, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, como Cadeia Produtiva Local (CPL) Consolidada nos segmentos: Biotecnologia e Aeronáutica.
Esse programa tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas locais de São Paulo, estimulando a auto-organização de aglomerações produtivas setoriais e promovendo o desenvolvimento econômico regional. Isso contribui para reduzir as desigualdades entre as regiões do Estado.
As CPLs serão reconhecidas em 4 níveis de maturidade: Aglomerado Produtivo; CPL em Desenvolvimento; CPL Consolidada (que é o caso de Botucatu) e CPL Madura.
A conquista se deve a um trabalho que vem sendo conduzido pelo Parque Tecnológico Botucatu desde 2021, quando a cidade foi reconhecida como Arranjo Produtivo Local (APL) de Biotecnologia. Agora, como CPL, o município também comprova seu protagonismo na área da Aeronáutica, por reunir várias empresas do setor, principalmente fornecedoras da Embraer.
“Ainda temos um longo trabalho pela frente, mas este credenciamento já nos coloca no Mapa de Desenvolvimento Econômico do Estado, além da possibilidade de participação em editais específicos para as cadeias produtivas locais”, avalia o diretor executivo do Parque Tecnológico Botucatu, Daniel Lopes.
O que caracteriza uma CPL (Cadeia Produtiva Local) ?
- Concentrações geográficas de micro, pequenas e médias empresas de um mesmo setor.
- Cooperação entre empresas e entidades públicas/privadas.
- Compartilhamento de recursos, aquisição coletiva de insumos, troca de experiências e promoção da inovação.
- Redução de custos, geração de empregos e renda, fortalecimento dos negócios.