Título representa uma das mais altas honrarias que o Poder Legislativo pode conceder
Da Redação
A Câmara de Botucatu realizou na sexta-feira, 8 de novembro, sessão solene para entrega do Título de Cidadã Botucatuense a Valéria Maria Lopes Ferreira.
De autoria do vereador Marcelo Sleiman (MDB), o projeto foi aprovado por unanimidade dos votos parlamentares, dando origem ao Decreto Legislativo nº 430, de 28 de maio de 2024. Título representa uma das mais altas honrarias que o Poder Legislativo pode conceder e é destinado a pessoas que não nasceram em Botucatu, mas que tem grande e reconhecida contribuição à cidade.
Durante a solenidade, acompanharam a entrega da homenagem vereadores, familiares e amigos, além do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Marcello Laneza Felicio, representando o Poder Executivo.
Biografia de Valéria Manduca
Valéria Maria Lopes Manduca Ferreira nasceu na cidade de Itatinga, em 1965. No ano de 2013, assumiu o Cargo de Secretária Adjunta de Saúde no município de Botucatu. Participou ativamente da elaboração dos Planos Municipais de Saúde referente aos períodos 2014 a 2017, 2018 a 2021 e 2022 a 2024, além das Programações Anuais de Saúde e Relatórios Anuais de Gestão dos mesmos períodos.
Formada em Pedagogia, em 2015 concluiu o Curso de Pós-graduação em Gestão em Saúde e Auditoria pela Faculdade UNINGÁ e o Curso de Especialização/Atualização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso da Costa, da Universidade Federal Fluminense.
Respondeu pela Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, concomitante com o Cargo de Secretária Adjunta de Saúde, no período de agosto a dezembro de 2016, e de maio a julho de 2022.
No ano de 2020, com a chegada da pandemia da COVID-19, participou do estudo de efetividade da vacina da Fiocruz (Oxford-AstraZeneca), liderado pela Unesp e pela Prefeitura, que culminou com a vacinação em massa no município de Botucatu no ano de 2021. Permanece em Botucatu até o presente momento e continua ávida pelos desafios da área da saúde, especialmente neste momento em que o município vive a epidemia da dengue.