HC de Botucatu firma parceria para aprimorar diagnóstico do câncer de próstata
Foi desenvolvida ferramenta para aumentar a precisão dos diagnósticos
Da Redação
Durante o Novembro Azul, mês de conscientização para a prevenção do câncer de próstata, o Laboratório de Ciências de Dados e Análise Preditiva em Saúde (LabData) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) e o médico urologista e ex-residente da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp), Flávio Ordones, iniciaram uma colaboração para desenvolver um modelo preditivo para o câncer de próstata.
Por meio da parceria, que envolve o Serviço de Urologia do HCFMB, foi desenvolvida uma ferramenta baseada em machine learning, combinando parâmetros clínicos e o sistema PI-RADS v2.0 para aumentar a precisão dos diagnósticos de câncer de próstata.
O estudo, que foi aceito para publicação na Urology, analisou dados de pacientes da Nova Zelândia, Austrália, Suíça e Espanha, totalizando 1272 homens que realizaram biópsias de próstata devido a suspeita de câncer.
A combinação de dados clínicos e avançadas técnicas de inteligência artificial oferece maior confiabilidade na detecção precoce do câncer de próstata, superando modelos anteriores. Além de impulsionar a precisão diagnóstica, o trabalho reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce, promovidos pela campanha Novembro Azul.
“O LabData desempenha um papel fundamental na inovação tecnológica em saúde. Sua missão é aplicar inteligência artificial e técnicas avançadas de ciência de dados para a análise de informações clínicas e imagens médicas, entre outros tipos de dados biomédicos”, explica Luís Gustavo Modelli, coordenador da área.
Para facilitar o acesso aos pacientes e profissionais de saúde, foi criado um calculador de risco online, disponível para uso no site oficial.
Um comentário em “HC de Botucatu firma parceria para aprimorar diagnóstico do câncer de próstata”
Comentários estão encerrado.