Missa reuniu representantes das paróquias, o clero e o arcebispo Dom Maurício
Da Redação
A Catedral Arquidiocesana de Botucatu recebeu, em 15 de novembro, cerimônia religiosa para o recebimento dos restos mortais de Dom Aloysio José Leal Penna, quarto arcebispo de Botucatu (2000 a 2008), falecido em 2012.
A missa reuniu representantes das paróquias, o clero e o arcebispo Dom Maurício Grotto de Camargo. Também estiveram presentes os bispos de Araçatuba, Assis, Bauru, Marília e Presidente Prudente.
O traslado de D. Aloysio foi anunciado no final de outubro. Ele estava sepultado no cmeitério de São João Batista, no Rio de Janeiro. Agora, o religioso está na cripta da própria Catedral, na capela da ressureição, onde estão sepultados os bispos e arcebispos antecessores.
Biografia de Dom Aloysio
Dom Aloysio, nasceu em Piquete – SP, no dia 7 de fevereiro de 1933. Foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1963 e eleito bispo de Paulo Afonso – BA em 21 de dezembro de 1984. Sua ordenação episcopal ocorreu em 22 de julho de 1984. Se tornou bispo coadjutor de Bauru em 10 de abril de 1988, e bispo diocesano de Bauru em 4 de setembro de 1990.
Foi nomeado arcebispo de Botucatu em 7 de junho de 2000, tomando posse da Arquidiocese em 27 de agosto do mesmo ano. Foi o responsável pela Pastoral da Criança e Pastoral do Idoso em nível nacional, coordenador pastoral da Província de Botucatu.
Dom Aloysio, foi também membro da Comissão Episcopal Representativa da Regional Sul I da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Implantou na Arquidiocese o Projeto Paróquia Missionária – PROPAMI. Setorizou todas as paróquias da Arquidiocese e realizou o Censo em todo o território. Renunciou ao governo da Arquidiocese em 19 de novembro de 2008. Faleceu em 19 de junho de 2012.
Leia mais:
Restos mortais de Dom Aloysio Pena serão transferidos para Botucatu