Sem voos comerciais, o aeroporto recebe voos privados e de testes da própria Embraer
Por Flávio Fogueral
A Câmara de Botucatu aprovou a mudança de nome do aeroporto municipal. Decisão ocorreu na sessão de segunda-feira, 3 de dezembro, com o Projeto de Lei (PL 132/2024) de autoria do vereador Silvio dos Santos. Com isso, o aeroporto deixa de se chamar “Presidente Tancredo de Almeida Neves” para ser denominado de “José Carlos de Barros Neiva”.
Na justificativa, o autor da proposta ressaltou a existência de enquete realizada em junho deste ano, a qual deu 97% dos votos favoráveis à mudança. “José Carlos de Barros Neiva foi um pioneiro na indústria aeronáutica de Botucatu, fundador da Indústria Aeronáutica Neiva, que impulsionou o crescimento econômico do município e colocou Botucatu no mapa da aviação nacional. Seu legado é amplamente reconhecido, e muitos dos colaboradores e ex-colaboradores da Indústria Neiva e da Embraer, empresas que tiveram papel crucial no desenvolvimento da cidade, veem a mudança do nome do aeroporto como uma justa homenagem ao empresário”, justificou Silvio dos Santos.
O parlamentar ressalta que houve consultas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à Prefeitura de Botucatu, atual operadora do aeroporto sobre as implicações relacionadas à mudança de nomenclatura. “O aeroporto foi doado ao munícipio, assim, ao longo dos anos, surgiram movimentos dentro da comunidade botucatuense solicitando a renomeação do aeroporto em tributo a José Carlos de Barros Neiva, um dos maiores empresários da cidade e da aviação brasileira”, frisou o vereador.
O ainda aeroporto municipal “Tancredo de Almeida Neves” está localizado na Avenida Alcides Cagliari, a sete quilômetros do centro de Botucatu. Está ao lado da unidade fabril da Neiva/Embraer. Em 2013 o governo do Estado passou a gestão do equipamento, do então Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) ao município, na expectativa de investimentos. Segundo a Semutran, foram contabilizados 328 voos partindo do aeroporto em 2023, com aumento neste ano, registrando 383 pousos e decolagens.
Estrutura do aeroporto
Sem voos comerciais, o aeroporto recebe voos privados e de testes da própria Embraer. O aeroporto está apto para operação no período diurno e noturno através de balizamento luminoso específico com luzes de borda de pista, luzes de final de pista, luzes de cabeceira, rotativo e biruta.
O sistema de iluminação possui gerador próprio, que garante o pleno funcionamento deste sistema mesmo sem alimentação por energia elétrica. Possui área de estacionamento simultâneo para mais de dez aeronaves, além de sala de espera e estacionamento público para veículos.