Vereadores aprovam inclusão do aniversário de Rubião Jr no calendário oficial do município
Aprovação da matéria institui o aniversário do Distrito no dia 18 de fevereiro
Da Redação
A Câmara de Botucatu realizou na manhã desta sexta-feira, 13 de dezembro, sua vigésima sexta sessão extraordinária da presente legislatura. Com a presença de dez dos onze vereadores (apenas o vereador Silvio esteve ausente), onze projetos de lei foram aprovados por unanimidade plenária.
As três primeiras aprovações do dia foram em relação a matérias encaminhadas à Câmara pelo Prefeito Mário Pardini, as quais denominaram equipamentos públicos do Parque Linear “Vereador Oswaldo Moreira Pagani”.
O Projeto de Lei 163 denominou de “Mauro Cesar Teixeira”, a pista de skate do local. A justificativa do projeto acentuou a biografia de Mauro, bem como seu amor ao skatismo. Já o Centro Receptivo do parque recebeu o nome de “Charbel Gabriel Cury”, a partir da aprovação do PL 166. A matéria destacou a trajetória de vida do homenageado, sempre movido pela fé, pela alegria de viver e pelo respeito às diferenças. Por sua vez, com a aprovação do PL 167, o campo de futebol society do espaço ficou denominado de “Manoel Batista da Silva (Manduca)”. O projeto salientou as grandes paixões do homenageado: o trabalho, a música e o futebol.
Os demais projetos aprovados na sessão foram de autorias legislativas.
Os PL’s 158 e 160, de iniciativa do vereador Marcelo Sleiman (MDB), nomearam de “Paulo Eduardo de Abreu Machado” a Rua 01, e de “Celso Marques Guimarães” a Rua 04 do Parque Tecnológico Fernando Bandeira de Mello Marins. Em tribuna, o vereador-autor da matéria comentou sobre a biografia dos homenageados.
O vereador Curumim (PSDB) também prestou suas homenagens com duas denominações de ruas no Residencial Carnieto II. A partir dos Projetos de Lei 162 e 164, as ruas 06 e 05 do bairro ficam denominadas de “Rua Sônia Maria de Oliveira Gabriel”, e “Rua Nelson Gabriel”, respectivamente. Em tribuna, o vereador-autor das matérias leu a biografia dos homenageados.
Curumim também apresentou, durante a sessão extraordinária, o Projeto de Lei 159. A aprovação da matéria institui o aniversário do Distrito de Rubião Júnior, a ser comemorando, anualmente, no dia 18 de fevereiro, no Calendário Oficial de Botucatu. A justificativa do projeto apresentou o histórico do conhecido distrito que hoje abriga a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB – UNESP).
Ainda neste contexto, o Projeto de Lei 165, de autoria do vereador Sargento Laudo (PSD), nomeou de “Sargento PM Amarildo Augusto de Oliveira” o prolongamento da Rua 02 no Residencial Jatobá. O vereador-autor da matéria comentou em tribuna sobre a biografia do homenageado, destacando sua trajetória na Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Em seguida, o Projeto de Lei 161, de iniciativa da vereadora Cláudia Gabriel (PSD), alterou o artigo 1º da Lei nº 6.690, que institui a Semana Municipal das Boas Práticas no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. Segundo Cláudia, a mudança modifica o mês de realização da referida semana, de novembro para outubro, adequando, assim, à programação anual já preestabelecida pela Secretaria de Educação, tendo em vista que no mês de novembro ocorrem a maioria das provas externas, o que acabaria dificultando a realização das atividades previstas pela lei municipal de sua autoria.
E finalizando a plenária, o PL 168, de iniciativa da vereadora Rose Ielo (PDT), declarou como de “Utilidade Pública” a Associação Atua Cultura e Educação. Em tribuna, a vereadora-autora explicou que a entidade é uma associação civil, sem fins lucrativos e que tem por finalidade apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente através das atividades de educação profissional, cultural, ambiental e religiosa. Por tanto, reúne todos os requisitos para tal declaração. Vale lembrar que a declaração de utilidade pública funciona como um selo de credibilidade a entidades do terceiro setor e as habilita para pleitear verbas públicas municipais.