A partir de janeiro de 2025 a programação será retomada
Da Redação
Com o objetivo de melhorar as práticas clínicas assistenciais, a Diretoria Executiva do Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD), com o apoio da Gerência de Enfermagem, Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento (NUCADE) e o Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), realizou um planejamento de capacitações, que abordou temas fundamentais para o tratamento de pacientes com diagnóstico de Transtornos por Uso de Substâncias (TUS).
Dependência química, codependência, legislações relacionadas ao tratamento de dependentes de álcool e outras drogas, diretrizes de tratamento, síndrome de Wernicke-Korsakoff, transtornos de personalidade foram alguns dos temas abordados ao longo do segundo semestre de 2024.
Outras estratégias de cuidado, abordagens psicoterápicas e psicossociais também foram pautadas durante as capacitações, como: saúde e espiritualidade – impactos da espiritualidade na saúde mental, entrevista motivacional, avaliação de estágios motivacionais e arteterapia no tratamento do dependente químico durante a internação.
Médicos, enfermeiros, psicólogos, professores de educação física, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais do próprio SARAD e da rede de saúde mental de Botucatu fizeram parte do público-alvo dos treinamentos, que devem ser estendidos em 2025.
“Além da TUS, muitos pacientes apresentam outras comorbidades psiquiátricas e clínicas, o que torna o trabalho da equipe bastante desafiador”, frisa Nilza Martins Ravazoli Brito, Diretora Executiva do SARAD.
Os treinamentos, ministrados por profissionais do próprio HCFMB e de outras Instituições, ocorreram de forma presencial no auditório do SARAD e de forma virtual. A partir de janeiro de 2025 a programação será retomada.