Debilitado, o animal foi encaminhado a uma ONG onde recebeu cuidados
Da Redação
A Polícia Civil resgatou um cão em estado crítico após denúncia anônima de maus-tratos em uma residência desocupada na região da represa do Rio Paranapanema, em Avaré. O animal foi encontrado no local sem acesso a alimentação e hidratação, configurando grave negligência.
A açã desencadeada no dia 8, foi coordenada por um policial civil, que se deslocou ao local acompanhado de uma veterinária da Prefeitura. O resgate foi realizado sem a necessidade de invasão da propriedade, utilizando uma fresta no portão. O animal, debilitado, foi encaminhado a uma ONG da cidade, onde recebeu cuidados médicos e está em recuperação.
O responsável pelo animal apresentou-se voluntariamente ao Plantão Policial para prestar esclarecimentos. O caso foi registrado com base na Lei de Crimes Ambientais, que prevê penas de reclusão de dois a cinco anos para maus-tratos contra cães e gatos, além de multa e proibição de guarda de animais.
A Polícia Civil segue com a investigação para assegurar a devida responsabilização do autor. A médica veterinária que acompanhou o resgate destacou que o quadro do animal era crítico, mas apresenta sinais de melhora.