Maysa Furlan será a primeira reitora da história da Universidade, criada em 1976
Da Redação
A cerimônia de posse da nova Reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) será realizada nesta quarta-feira, 15 de janeiro, no auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, zona oeste da capital paulista. O evento, programado para começar às 14h30, marcará o início do mandato da professora Maysa Furlan, a primeira reitora da história da Universidade, criada em 1976.
Nomeados em novembro de 2024 pelo governador do estado como reitora e vice-reitor, respectivamente, a professora Maysa Furlan, atual vice-reitora, e o professor Cesar Martins, atual chefe de gabinete da Reitoria, liderarão a Unesp na próxima gestão (2025-2029), quando a Universidade completará 50 anos. Durante a solenidade, serão conduzidos às novas funções pelo reitor cessante Pasqual Barretti, a quem sucederão com uma proposta de continuidade de programas e projetos.
“Teremos que ampliar as possibilidades de acesso à Universidade. Manter nosso programa de inclusão robusto, que é visto como modelo, e contribuirmos para a permanência desses estudantes”, afirmou a reitora nomeada Maysa Furlan ao Jornal da Unesp.
A cerimônia de posse da nova Reitoria da Unesp terá cerca de mil convidados, com a participação de autoridades governamentais, dirigentes universitários, entre outras figuras públicas que cumprem papel importante para a educação, a ciência e a cultura do Brasil.
“Como gestores, vamos fazer um mandato de quatro anos. Mas, como instituição, precisamos contar com uma visão que contemple 10, 20, 50 anos para o futuro. E existem formas de fazer isso”, disse o vice-reitor nomeado Cesar Martins ao Jornal da Unesp.
Quem são
Maysa Furlan é química e professora titular do Instituto de Química do câmpus de Araraquara, unidade em que já exerceu o cargo de diretora. Além da vice-reitoria, já ocupou outras posições na administração central da Unesp e é uma pesquisadora reconhecida em sua área: membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). Em 2021, recebeu a Medalha Simão Mathias da Sociedade Brasileira de Química pela contribuição ao desenvolvimento da área.
Cesar Martins é biólogo e professor titular do Instituto de Biociências do câmpus de Botucatu (IBB), no qual foi diretor por quatro anos. Em janeiro de 2021, assumiu a função de chefe de gabinete da Reitoria. Já foi diretor-presidente da Fundação do Instituto de Biociências (FundBio) e possui experiência acadêmica nas áreas de Evolução Genômica e Cromossômica e Divulgação Científica.