Ao todo, a Cidade tem 27 casos confirmados da doença
Da Redação
Botucatu registrou 21 casos auctótones de dengue nesta primeira quinzena de 2025, conforme boletim epidemiológico emitido pela Prefeitura Municipal. Ao todo, a Cidade tem 27 casos confirmados da doença.
Nestes primeiros dias de 2025 foram 81 notificações de suspeitas da doença, com o descarte de 11 casos. Outros 43 ainda dependem de confirmação de exames laboratoriais.
Em Botucatu, a região Leste concentra o maior número de casos, com doze registros da doença, seguida pelo setor Norte, com dez. Na sequência aparecem o Centro (3) e as regiões Sul (1) e Oeste (1). Segundo o Boletim Epidemiológico de Arboviroses do Ministério da Saúde, 58% das pessoas infectadas pelo vírus da dengue são do sexo feminino, 84% de etnia branca e com a faixa etária de 20 a 29 anos.
Última atualização do boletim epidemiológico é de 11 de janeiro. Portanto, os números referentes a doença devem ter acréscimos nos próximos dias. Em 2024 a Cidade registrou 16 mil casos, com doze mortes.
Sobre a dengue
Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.
O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada.
Leia mais:
Botucatu registrou 16 mil casos e doze mortes por dengue em 2024