Prefeitura de Botucatu intensificará fiscalização e multas em terrenos baldios

Objetivo é coibir potenciais focos de criadouros do mosquito Aedes Aegipty

Da Redação 

Terrenos particulares serão fiscalizados e poderão ser multados em caso de falta de manutenção em Botucatu. É o que prevê decreto assinado na segunda-feira, 27 de janeiro, pelo prefeito Fábio Leite como parte de um pacote de medidas para conter o avanço da dengue na Cidade.

O documento prevê medidas de limpeza, como capinação de terrenos particulares pela Prefeitura. Objetivo é coibir potenciais focos de criadouros do mosquito Aedes Aegipty, principal vetor de trasmissão de doenças como dengue, zyka e chikungunya.

Servidores municipais estão autorizados a entrar nos terrenos baldios e efetuarem as limpezas destes espaços. Na sequência, Poder Público autuará proprietários para aplicação de multas de até R$ 2 mil; além do ressarcimento aos cofres públicos pelos serviços.

“O que deve ficar bem claro é que a Prefeitura não quer onerar a população. Queremos que cada um dos cerca de 15 mil proprietários de terrenos mantenham seus espaços limpos e nos ajudem no combate à dengue, mas se isso não acontecer, nós faremos a limpeza e receberemos o ressarcimento por essa ação”, destacou o Prefeito Fábio Leite.

Outro ponto do decreto é o recolhimento de veículos considerados em estado de abandono pelas vias públicas. A fiscalização ficará a cargo da Guarda Civil Municipal (GCM), com denúncias sendo efetuadas pelo telefone 153. O Decreto 14.434 de 27 de janeiro de 2025 está disponível para consulta AQUI.

Botucatu registrou, em 2024, mais de 16 mil casos de dengue, sendo a pior incidência da doença na história. Desse total, doze pessoas morreram devido a complicações do vírus. Até 31 de janeiro, foram confirmados 82 casos de dengue, sendo 70 deles autóctones (que se originaram no próprio município). As regiões com maiores prevalência da doença são a Norte (26), Leste (25), Centro (16), Sul (14) e Oeste (1).

2 comentários sobre “Prefeitura de Botucatu intensificará fiscalização e multas em terrenos baldios

Comentários estão encerrado.