No segundo semestre de 2024, a Seduc-SP organizou um piloto do projeto em 200 unidades de 20 Diretorias de Ensino da capital, região metropolitana e interior. No total, 400 docentes atuaram no projeto.
Jornada de 25 horas e dedicação exclusiva
Cada unidade escolar do projeto vai receber o apoio de dois professores tutores, um dedicado a turmas de língua portuguesa e outro de matemática. A contratação desses profissionais, cuja jornada docente será de 25 horas semanais, levará em conta a formação prioritária acadêmica em pedagogia ou curso normal superior e experiência em alfabetização.
De acordo com o edital, os professores serão responsáveis pela tutoria de turmas multisseriadas de até 15 estudantes com carga horária de três aulas semanais e presenciais ofertadas no mesmo turno das aulas regulares. O foco é a recuperação de defasagens de aprendizado associadas à leitura, escrita e operações matemáticas
Seleção de estudantes
Os estudantes serão selecionados após uma avaliação conjunta entre os professores regentes de língua portuguesa e matemática das escolas participantes do projeto e os professores tutores, com base no desempenho no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Além disso, será aplicada uma prova de sondagem para identificar dificuldades específicas e níveis de aprendizagem dos alunos em cada uma das duas disciplinas.
Para as aulas de tutoria, a Seduc-SP preparou um material didático impresso organizado em cinco volumes e dividido em níveis e eixos. A orientação é que duas aulas sejam dedicadas ao conteúdo dos componentes e a terceira à resolução de atividades.