HC de Botucatu recebe novo aparelho para criobiópsia

Técnica permite a obtenção de amostra de tecido pulmonar

Da Redação

O Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB) conta com um novo equipamento para realização de criobiópsia, técnica minimamente invasiva, utilizando baixas temperaturas, que permite a obtenção de amostra de tecido pulmonar para o diagnóstico de doenças pulmonares, como a doença pulmonar intersticial e o câncer de pulmão.

A aquisição do novo aparelho foi possível por meio de verba de projetos de pesquisas desenvolvidos em parceria pelos Serviços de Pneumologia e Cirurgia Torácica do HCFMB. O HCFMB é o segundo hospital do interior do Estado de São Paulo a contar com essa tecnologia.

Na terça-feira, 4, um treinamento organizado pelas médicas do HCFMB e docentes da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp), Suzana Tanni e Erica Hasimoto, permitiu que os médicos das equipes da Cirurgia Torácica e da Pneumologia, além da equipe multiprofissional da Função Pulmonar recebessem orientações sobre a utilização do equipamento.

Para essa capacitação, o HCFMB recebeu o pneumologista da USP de Ribeirão Preto, Luis Renato Alves, que coordenou os trabalhos teóricos e práticos. “Esse procedimento permitirá um diagnóstico mais preciso das doenças pulmonares intersticiais e do câncer de pulmão, para que seja realizado o tratamento adequado para cada paciente”, diz a Vice-Chefe do Serviço de Pneumologia do HCFMB, Suzana Tanni.

“Esse procedimento minimamente invasivo substituirá a biópsia cirúrgica em alguns casos, reduzindo o tempo de internação e a ocorrência de complicações pós operatórias, além de permitir a retirada de fragmentos maiores para a análise”, explica Erica Hasimoto, Chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do HCFMB.