Parque Linear de Botucatu receberá sessão gratuita de cinema

Programação do Cineclube Paratodos é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo

Da Redação

O recém- inaugurado Parque Linear de Botucatu receberá, em 23 de fevereiro, uma sessão de cinema ao ar livre, dentro do projeto Cine Ambulante, do Cineclube Paratodos. Em cartaz o filme “O Castelo Animado” (Japão, 2004)

A película é adaptação de um livro escrito por Diana Wynne Jones, lançado em 1986, e que ganhou vários prêmios por todo o mundo. Em 2004 foi adaptado para o cinema, através da animação do premiado diretor Hayao Miyazaki no Studio Ghibli.  A parceria entre a autora e o diretor culminou na produção do filme que, em 2006, foi indicado ao Oscar de Melhor Animação.

Sofia é uma jovem de 18 anos que trabalha na chapelaria de seu pai. Em uma de suas raras idas à cidade ela conhece Hauru, um mágico bastante sedutor, mas de caráter duvidoso. Ao confundir a relação existente entre eles, uma feiticeira lança sobre Sofia uma maldição que faz com que ela tenha 90 anos. Desesperada, Sofia foge e termina por encontrar o Castelo Animado de Hauru. Escondendo sua identidade, ela consegue ser contratada para realizar serviços domésticos no local, se envolvendo com os demais moradores do castelo.

Cineclube Paratodos difunde o audiovisual em Botucatu

Nasceu em 2005, do encontro de jovens da cidade de Botucatu, interessados na sétima arte, que se reuniam semanalmente em lugares diferentes, para assistir e discutir filmes fora do circuito comercial. O nome Paratodos foi escolhido pelo grupo em referência ao Teatro Municipal e a Praça da cidade, ambos chamados popularmente de Paratodos, ou seja, o significado deste nome para os botucatuenses ultrapassa o entendimento de democratização: quando se diz PARA TODOS, é um nome afetivamente ligado com a história da cidade.

Entre idas e vindas, e diversos parceiros, o Cineclube inaugurou sede própria em julho do ano passado com vasta programação, incluindo sessões gratuitas semanais e sessões em praças da cidade.

Atualmente a programação do Cineclube Paratodos é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do edital de fomento a cineclubes da Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu e Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo.

Confira a programação do Cineclube Paratodos

Programação

13/02 – Coração Selvagem, de David Lynch, às 19h30, na sede do Cineclube.

15/02 – SESSÃO ESPECIAL ÀS 19H NO TEATRO MUNICIPAL, estreia dos filmes “Botucatu, Território Cinematográfico” e “Gosto de Terra”, ambos de diretores Botucatuenses, realizados através da Lei Paulo Gustavo Municipal.

16/02 – Sessões EXTRAS, “Botucatu, Território Cinematográfico” e “Gosto de Terra”, ambos de diretores Botucatuenses, na sede do Cineclube, às 17h, 18h30 e às 20h.

20/02 – Cidade dos Sonhos, de David Lynch, às 19h30, na sede do Cineclube.

21/02 – Dumplings, de Fruit Chan pela Sessões de Horror, às 20h, na sede do Cineclube.

22/02 – Oficina É Nóis na Tela, no CCRJ – Centro Cultural Rubião Junior, das 14 às 19h.

27/02 – David Lynch, a vida de um artista, de On Nguyen, Rick Barnes e Olivia Neergaard, às 19h30, na sede do Cineclube.

Oficina É Nóis na Tela

Com Baga Defente e Carol Narciso

22/02, das 14 às 19h

Local: CCRJ – Centro Cultural Rubião Junior

Rua Batista Pesavento, 213

Inscrições através do link https://forms.gle/ag4HuXUXN5kBhda89

Ou presencialmente na sede do CCRJ.