GCMs de Botucatu participam de treinamento em patrulhamento rural e ambiental

Treinamento teve como objetivo capacitar os oito guardas municipais

Da Redação

Agentes do Grupo de Proteção Ambiental de Botucatu (GPA) participaram, entre 10 e 12 de fevereiro, do Curso de Patrulhamento Ambiental e Rural em São Roque. O treinamento teve como objetivo capacitar os oito guardas municipais para atuação na fiscalização e proteção ambiental em áreas urbanas e rurais, por meio de conteúdos teóricos e práticos fundamentais para o desempenho eficiente da função.

No primeiro dia de curso, as atividades foram voltadas à introdução ao meio ambiente, explanando os principais conceitos ecológicos e a importância da conservação. Também foram apresentados aspectos legais, com ênfase na legislação ambiental aplicável. Os participantes tiveram contato com os conceitos básicos do patrulhamento ambiental, bem como as modalidades e particularidades do patrulhamento rural. Além disso, o uso de tecnologias foi abordado, mostrando ferramentas para o monitoramento e controle ambiental.

No dia 11 de fevereiro, o foco foi na fauna, com ênfase em animais peçonhentos, técnicas de captura e soltura de animais silvestres, cuidados com animais domésticos e o combate aos maus-tratos. Essas atividades ocorreram no núcleo da floresta em são roque, onde os participantes tiveram oportunidade de vivenciar situações práticas e reais.

No encerramento, foram ministradas as disciplinas de procedimento operacional padrão (pop), planejamento, criação de grupamentos e avaliação, fundamentais para o aperfeiçoamento estratégico das ações de patrulhamento ambiental e rural.

Ao final do curso, foram realizadas oficinas práticas, seguidas pelo encerramento e entrega dos certificados e brevê aos participantes.