Sarad Botucatu oferece atendimento odontológico a pacientes
Assistência é oferecida no próprio Serviço
Da Redação
Com a finalidade de oferecer um atendimento mais humanizado, o Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD) iniciou, no final de 2024, o atendimento de consultas odontológicas aos seus usuários. A assistência é oferecida no próprio Serviço.
Como o SARAD integra o complexo do Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB), os atendimentos odontológicos dos pacientes internados eram feitos no Serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital. O atendimento ocorria com dia e hora marcados e o deslocamento dos pacientes exigia a mobilização de uma equipe multiprofissional.
“Em setembro de 2024, o cirurgião dentista Luís Fernando Azambuja Alcalde assumiu o cargo após concurso e foi designado para atendimento no SARAD e no Hospital Estadual Botucatu (HEBO). Isto melhorou e facilitou os tratamentos para os pacientes, aliviando a logística que era usada pelo SARAD”, explica José Eduardo Ary, Coordenador do Serviço de Odontologia do HCFMB.
Números
O atendimento odontológico no SARAD teve início no dia 1º de outubro de 2024 e, até 31 de dezembro, foram realizados 72 atendimentos. No mês de outubro, foram 26. Em novembro, 22. E no mês de dezembro, 24 atendimentos.
Para a Diretora Executiva do SARAD, Nilza Martins Ravazoli Brito, a implantação do Serviço na própria Unidade faz parte do fortalecimento das ações que visam à melhoria da assistência ao paciente. “Temos buscado reforçar as parcerias com a equipe multiprofissional que atua no SARAD para aperfeiçoamento das atividades”, disse.
Sobre o SARAD
Unidade vinculada ao HCFMB, o SARAD possui infraestrutura que inclui salas de acolhimento, atendimentos individuais, atividades terapêuticas, quadra de esporte, área de jogos e lazer, piscina, área para plantio de horta, anfiteatro e área administrativa.
A equipe é composta por médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, psicólogo, dentista, terapeuta ocupacional, professor de educação física e assistente social.
No período de internação no SARAD, os pacientes podem receber visitas diariamente até três vezes por dia. Há ainda a possibilidade de fazer até três ligações telefônicas por semana aos familiares.