Ministério classifica Botucatu como município turístico
Nova classificação faz com que a Cidade passe a se destacar como um polo turístico
Da Redação
O Ministério do Turismo divulgou na quarta-feira, 6 de março, a nova categorização das cidades brasileiras, que agora tem uma forma mais clara e objetiva de identificar o papel de cada município no desenvolvimento turístico da cada região.
Essa atualização faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro 2025, um instrumento do órgão federal e que avalia o desempenho da economia do setor e ajuda a direcionar políticas públicas e investimentos para o desenvolvimento sustentável do turismo.
Botucatu deixa a categoria B e passa a ser município turístico. A nova classificação faz com que a Cidade passe a se destacar como um polo turístico, sendo referência para toda a região, atraindo visitantes e movimentando a economia local.
Antes, os municípios eram classificados em categorias A, B, C, D e E. Agora, a nova nomenclatura simplifica essa divisão. Confira:
Municípios Turísticos: eram as antigas categorias A e B. São cidades que se destacam pelo grande fluxo de visitantes, possuem atrativos e serviços estruturados e impulsionam o turismo regional;
Municípios com Oferta Turística Complementar: as antigas categorias C e D. Esses municípios possuem atrações e serviços que complementam a experiência dos viajantes na região;
Municípios de Apoio Turístico: a antiga categoria E. São cidades que dão suporte ao turismo, mas sem grande concentração de atrativos próprios.