Botucatu sedia capacitação para operações de combate a incêndios

Evento reuniu mais de 300 participantes para capacitação em combate a incêndios

Da Redação

A Defesa Civil de Botucatu participou na quinta-feira, 17 de abril, do 6º Treinamento Preparatório para a fase amarela da Operação São Paulo Sem Fogo, abrangendo os 47 municípios da região de Sorocaba.

O evento ocorreu no Parque Tecnológico de Botucatu e foi realizado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, em conjunto com os integrantes do comitê executivo da Operação São Paulo Sem Fogo e em parceria com a Defesa Civil de Botucatu. Participaram do evento o Prefeito Fábio Leite, o coordenador da Defesa Civil de Botucatu, Lucas Trombaco, agentes da Defesa Civil, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e demais autoridades, totalizando mais de 300 pessoas.

Essa ação teve como objetivo capacitar os municípios e as agências envolvidas na temática para atuar na prevenção e resposta rápida aos incêndios em coberturas vegetais, além de formar brigadas municipais e de preparar todos os integrantes do sistema de Defesa Civil para atuar nas diversas emergências do período de estiagem.

O treinamento contou com instruções voltadas aos temas relacionados a Operação São Paulo Sem Fogo, como legislação, ações preventivas em espaços públicos e em propriedades rurais, acionamento de aeronaves e planos de contingência para o período e mapas regionalizados com histórico de fontes de calor.

Ainda no treinamento teórico foram apresentadas considerações quanto a soltura de balões, impactos da estiagem na saúde e sistema de comando em emergência.

A parte prática consistirá em um treinamento de campo ministrado pelo Corpo de Bombeiros, focado na prevenção e combate a incêndios em coberturas vegetais e acontecerá entre os dias 12 a 16 de maio em todo o Estado. Como uma forma de inovação, os municípios receberão um kit estiagem para auxiliar no combate a incêndios em vegetação.

Os participantes desta oficina serão os futuros agentes e multiplicadores da Operação São Paulo Sem Fogo em suas comunidades e contribuirão sobre maneira para a prevenção de riscos e para a resposta a desastres.