Hospital do Bairro realiza 100 cirurgias desde reativação
Hospital do Bairro demandou investimentos de R$ 38 milhões
Da Redação
O Hospital do Bairro de Botucatu (HBB) chegou nesta terça-feira, 15 de abril, na marca de 100 cirurgias realizadas desde a reativação da unidade, em 10 de março. Ao todo, mais de 50 profissionais de saúde já foram devidamente capacitados e orientados para o início das operações nesse tradicional hospital do nosso município.
Nesse período das 100 primeiras cirurgias, foram realizados procedimentos de urologia, dermatologia, cirurgia vascular, oftalmologia e gastrocirurgia. E o trabalho não para por aqui: agora serão iniciados os procedimentos de mais demanda e maior complexidade, como cirurgias de vesícula, hérnia e catarata.
Inaugurado em dezembro de 2024, o Hospital do Bairro demandou investimentos de R$ 38 milhões, custeados pelos cofres municipais com auxílio do governo do Estado. No entanto, o serviço levou mais de três meses para iniciar suas atividades devido a problemas com a empresa contratada. Prefeitura rescindiu contrato e concluiu alguns serviços de infraestrutura interna.
O Hospital do Bairro tem 57 leitos sendo 7 de recuperação anestésica, 3 salas cirúrgicas, sala para procedimentos ambulatoriais, salas para exames de imagens, consultórios médico, além de prédio administrativo. E, quando estiver em funcionamento, será voltado para atendimento cirúrgico de especialidades médicas, procedimentos ambulatoriais e exames de imagem, de pacientes atendidos pela Rede Municipal de Saúde com encaminhamento médico.
Estima-se que a unidade possa atender a uma demanda represada de aproximadamente 4 mil cirurgias de baixa e média complexidade. A gestão do equipamento será realizada pela OSS Pirangi, através de um convênio com a Prefeitura de Botucatu.