HC de Botucatu inaugura laboratório de pesquisa do câncer

Novo espaço permitirá realizar investigações nas áreas “omics”

Da Redação

Um espaço idealizado para desenvolver pesquisas em vários tipos de câncer e doenças humanas objetivando a transferência de conhecimento entre a pesquisa realizada no laboratório e sua aplicação na prática clínica. É dessa forma que pode ser classificado o Laboratório de Pesquisa Translacional em Oncologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB).

Inaugurado no dia 23 de junho, o novo espaço permitirá realizar investigações nas áreas “omics”, combinando estratégias moleculares avançadas e análises de dados em larga escala, as quais têm potencial para acelerar o desenvolvimento de testes diagnósticos, estratégias de prevenção e a identificação de novas terapias.

O laboratório é fruto de uma colaboração estratégica entre o HCFMB, a Famesp e a empresa Zymo Research, simbolizando uma união entre ciência, tecnologia e cuidado ao paciente.

Projetos iniciais

De acordo com Silvia Rogatto, há projetos em potencial que devem ser precursores no novo espaço. “Queremos investigar genes de risco para o desenvolvimento do câncer em pacientes e seus familiares, identificar alvos acionáveis de drogas, o que contribuirá com terapias específicas, condução clínica mais adequada dos pacientes e elaboração de um aconselhamento genético para diminuir o risco de doenças em familiares”, finaliza.