Vereadores aprovam Dia da Ioga em Botucatu

Data passa a ser celebrada anualmente no dia 21 de junho

Da Redação

Na noite da última segunda-feira (07/07), a Câmara Municipal de Botucatu realizou mais uma Sessão Ordinária no Plenário “Vereador Laurindo Ezidoro Jaqueta”.

Entre os destaques da reunião legislativa, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 53/2025, de autoria do vereador Lelo Pagani (PSDB), que institui o “Dia Municipal da Prática da Ioga” no município, a ser realizado anualmente no dia 21 de junho.

Objetivos principais do projeto são conscientizar a população sobre os benefícios da prática da ioga para a saúde física, mental e espiritual, promover a qualidade de vida e incentivar a prática de esportes e a manutenção da saúde.

Os dados passam a integrar o Calendário Oficial do Município de Botucatu e permitem o desenvolvimento de ações conjuntas com instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil e demais entidades interessadas.

A justificativa apresentada pelo autor ressalta a importância da celebração, alinhando-se à resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que oficializou, em 2014, o Dia Internacional da Ioga, realizado também em 21 de junho. Os dados coincidem com o solstício de verão no hemisfério norte, marcado por seu simbolismo espiritual e pela transição para o período conhecido como Dakshinayana , na tradição yogi.

“Desde 2015, essa data tem sido celebrada em países com eventos públicos e sessões de ioga em grupo. Trazer essa mobilização para Botucatu é valorizar o bem-estar de nossa população”, defendeu o vereador Lelo Pagani ao apresentar o projeto.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!