Morre Antônio Klar, professor emérito da Unesp e ex-presidente da Academia Botucatuense de Letras

Acadêmico faleceu aos 88 anos, deixando forte legado no ensino, pesquisa e extensão

Da Redação

A universidade, agronomia e o jornalismo de Botucatu perderam nesta sexta-feira, 25 de julho, um de seus maiores expoentes na região: o professor Antonio Evaldo Klar.

O acadêmico faleceu aos 88 anos, deixando forte legado no ensino, pesquisa e extensão. Ele deixa a esposa Márcia Veiga Klar e o filho Thomas Klar. A causa da morte não foi divulgada.

O sepultamento ocorreu nesta sexta-feira, 25 de julho, no cemitério Memorial Botucatu.

Trajetória do professor

Com vida dedicada à agronomia, Klar nasceu em Piracicaba vindo de família alemã. O pai veio ao Brasil na década de 1920 para atuar na lavoura de café, tornando-se comerciante posteriormente. Nesse período, o então jovem Antônio foi a São Paulo para estudar. Trajetória do professor integra a edição 7 (abril de 2010) da Revista Unesp Ciência.

Nos anos 1970 ingressou na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), vinculado à Universidade de São Paulo (USP). Formou-se engenheiro agronômico e obteve doutorado em irrigação e drenagem.

Foi Professor na Esalq por oito anos e depois construiu carreira na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp Botucatu, onde tornou-se professor Emérito em 2006. Na Unesp exerceu as funções de diretor das Fazendas Experimentais por um mandato e Supervisor do Curso de Agronomia por uma gestão junto à então Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB).

Exerceu a chefia do Departamento de Engenharia Rural por três mandatos e membro do respectivo Conselho por várias vezes. No Programa de PG de Agronomia da FCA/UNESP, foi Coordenador por 4 mandatos do Programa de PG de Irrigação e Drenagem e membro do Conselho respectivo por várias gestões.

No âmbito federal, foi membro de comitês e comissões do CNPq, da CAPES e da FINEP e, na área estadual, de comissões na Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo.

Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem com 4 livros publicados, 4 capítulos de livros, mais de uma centena de artigos em revistas científicas nacionais e internacionais e mais de duas centenas em congressos científicos nacionais e internacionais. Participou de eventos e congressos científicos no país e no exterior.

Klar ainda teve sua vertente na literatura e jornalismo o que o levou a presidir a Academia Botucatuense de Letras (ABL) por duas gestões.

Membro do Conselho Superior e do Conselho Fiscal da ABEM (Associação do Bem Estar- entidade destinada à assistência a crianças e idosos). Autor, em conjunto com Márcia Veiga Klar, de 5 hinos para diferentes entidades, como ABEM, Renascença, Banco de Olhos, Lions Internacional e Carlos Gomes Campinas.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!