Centro Max Feffer promove encontro entre museus e bibliotecas da região
Evento objetiva fortalecer redes culturais e incentivar trocas entre as cidades da região
Da Redação
Agosto será marcado por uma intensa programação no Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade, em Pardinho. Um dos principais destaques é o 1º Encontro Setorial entre Museus e Bibliotecas da Região da Cuesta Paulista, que será realizado no dia 6 de agosto, das 8h30 às 16h30, com participação gratuita.
Voltado a profissionais e gestores de museus e bibliotecas, o evento tem como objetivo fortalecer redes culturais e incentivar trocas entre as cidades da região. Foram convidadas as cidades de Angatuba, Anhembi, Avaré, Bofete, Botucatu, Guareí, Itatinga, Pardinho, São Manuel, Torre de Pedra e Pratânia.
A programação inclui a abertura integrada de museus e bibliotecas, uma roda de partilha de experiências, palestra com Cecília Machado e Rosane Fagotti Voss sobre “A importância da sistematização da pesquisa em bibliotecas e museus”, além de uma visita mediada ao Centro Max Feffer e Museu e outras atividades. As inscrições estão abertas até o dia 3 de agosto e podem ser feitas por meio do site oficial.
“O Encontro é uma oportunidade de reunir gestores e profissionais da cultura em torno de uma proposta de troca, conexão e valorização das práticas locais. Ao promover esse diálogo entre bibliotecas e museus, fortalecemos o compromisso com o desenvolvimento cultural regional”, destaca Patricia Ceschi, gestora do Cento Max Feffer.
Contação de histórias e mediação de leitura retorna à Biblioteca Pública de Pardinho
Outra novidade na programação de agosto é a retomada do Programa de Contação de Histórias e Mediação de Leitura, que acontecerá a partir do dia 13 de agosto, sempre às quartas-feiras, com sessões às 08h30 e 13h30. A atividade é voltada especialmente às crianças de 4 a 5 anos da Educação Infantil e à comunidade, com o objetivo de estimular a leitura e o imaginário desde os primeiros anos.
Ainda dentro da programação do mês, no dia 16 de agosto, às 16h, o Centro Max Feffer recebe o espetáculo “Voa, Passarinho”, com o músico e educador Arnaldo Silva. A apresentação gratuita tem 50 minutos de duração e combina música, poesia e teatro para abordar, de forma lúdica e criativa, temas como o uso excessivo de telas pelas crianças e a preservação ambiental.
Com cenários produzidos manualmente em dobraduras e feltragem, o espetáculo destaca o cuidado com o meio ambiente e a valorização da simplicidade. A apresentação é aberta ao público e não requer inscrição prévia.
A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do Max (@centromaxfeffer) e no site institutojatobas.org.br/