HC de Botucatu efetua captação de múltiplos órgãos
Foram captados o coração, os pulmões, o fígado, os rins e as córneas
Da Redação
A Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB) realizou recentemente a captação de múltiplos órgãos de um único doador.
Foram captados o coração, os pulmões, o fígado, os rins e as córneas — órgãos vitais que beneficiaram pacientes em situação crítica. Foi a primeira captação pulmonar após o recente credenciamento do Serviço no Ministério da Saúde para realização de transplante desse órgão. O fígado foi o único órgão que permaneceu no HCFMB para ser implantado.
Além das especialidades médicas do HCFMB, participou da captação uma equipe do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (InCor). A ação foi possível graças a generosidade da família do(a) doador(a), que, mesmo em um momento de profunda tristeza, autorizou o procedimento.
Como tornar-se um doador de órgãos
Para ser um doador de órgãos, a pessoa deve manifestar seu desejo à família e pessoas mais próximas. De um doador, é possível obter vários órgãos e tecidos para realização do transplante. Podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões.
Com isso, inúmeras pessoas podem ser beneficiadas com os órgãos e tecidos de um mesmo doador. Na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação. Para um transplante, só importa a compatibilidade entre o doador e as várias pessoas que esperam por novo órgão.