Câmara de Botucatu debateu geração de emprego e empreendedorismo
Contribuições abordaram temas como ampliação de cursos técnicos e profissionalizantes
Da Redação
A Câmara de Botucatu promoveu na quinta-feira, 14 de agosto, audiência pública com o tema “Alternativas para a Geração de Emprego”. O evento foi proposto pelo vereador Welinton Japa (MDB) e contou com a presença do presidente do Legislativo, vereador Cula (MDB), além de convidados representantes de instituições como o Senai, Ciesp, Sebraee da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Realizada no Plenário da Casa de Leis, a audiência teve como objetivo central promover um debate aberto com a sociedade sobre os desafios e oportunidades relacionados à empregabilidade, qualificação profissional e fomento ao empreendedorismo no município de Botucatu. A população pôde participar presencialmente e também enviar perguntas e comentários por meio das plataformas digitais.
A mesa diretora da audiência foi composta pelos seguintes convidados: prof. José Orlando Santos, coordenador de Relacionamento com a Indústria do SENAI; Tiago Guerreiro Ferreira, diretor de unidade do SENAI e representante do CIESP Botucatu e Cláudio Roberto de Jesus Vieira, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do município.
Representando o setor industrial, Tiago Guerreiro (CIESP) abriu os trabalhos com uma fala voltada à realidade da indústria local. Ele destacou as dificuldades enfrentadas por empresas na contratação de mão de obra qualificada, apontando o descompasso entre a formação dos profissionais e as demandas técnicas do setor produtivo, evidenciando a necessidade de qualificações profissional por parte dos trabalhadores.
Em seguida, Eduardo Nascimento, gerente regional do SEBRAE, abordou o papel do empreendedorismo como alternativa de geração de renda. Ele apresentou os principais programas de capacitação oferecidos pela entidade, voltados ao micro e pequeno empreendedor, e destacou a importância da formalização e da educação empreendedora desde os primeiros anos escolares.
Durante a segunda parte da audiência, os vereadores Carlos Trigo (MDB), Lelo Pagani (PSDB), Thiago Padovan (PSD), Ielo (PDT) e Zé Fernandes (PSDB), além do público presente e internautas, puderam fazer perguntas e comentários, que foram lidos e respondidos pelos participantes da mesa. As contribuições abordaram temas como ampliação de cursos técnicos e profissionalizantes na cidade; incentivos ao primeiro emprego e à contratação de jovens; empregabilidade aos neurodivergentes e PCD’s; parcerias entre empresas e escolas técnicas e apoio a pequenos negócios e microempreendedores locais.