Unesp Botucatu promove, em setembro, 2ª edição de Feira Literária

Evento busca consolidar-se no calendário anual das feiras literárias do Brasil

Da Redação

De 09 a 12 de setembro, a Unesp de Botucatu – Campus Rubião Júnior – será novamente palco de uma jornada literária repleta de conhecimento, arte e cultura. A 2ª edição da Feira Literária de Botucatu (FLIB) promete encantar o público com uma programação diversificada, reunindo autores consagrados, membros da Academia Botucatuense de Letras (ABL), atrações musicais, livreiros, oficinas e novidades para quem ama o universo dos livros. O evento será realizado em uma tenda no gramado da biblioteca do campus.

O idealizador da Feira, diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e presidente do Grupo Administrativo do Campus (GAC), Professor Dr. Carlos Magno Fortaleza, ressalta que o evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. “Queremos que a FLIB seja um evento democrático, para todos. Nada mais importante do que incluir a FLIB na Agenda Cultural da cidade para celebrar a leitura”, ressalta.

“A FLIB é um ponto de encontro essencial para os amantes da literatura, oferecendo espaço para estudantes, professores, autores e leitores compartilharem o saber e celebrarem o mundo dos livros”, explica a bibliotecária e integrante da Comissão Organizadora da FLIB, Darcila Bozoni.

O evento contará com a presença da Livraria UNESP Móvel, Editora Unesp, Livraria do Campus, Sebo Avalon, Livrariazinha Giramundo, entre outras livrarias de Botucatu, que comercializarão livros dos mais variados gêneros.

No local, também haverá uma diversificada Praça de Alimentação com food trucks, oferecendo opções gastronômicas para gostos diversos.

O evento busca consolidar-se no calendário anual das feiras literárias do Brasil, trazendo uma programação rica e diversificada, sempre com o livro no centro das atenções.

Atrações musicais

A programação musical contará com apresentações de destaque. A Banda Para Sempre trará um repertório repleto de clássicos do rock, jazz e MPB. Já o Grupo Abayomi, formado exclusivamente por pessoas com deficiência, apresentará um espetáculo que vai além da dança tradicional, explorando linguagens como dança contemporânea, ballet clássico, sapateado e percussão corporal. O grupo Moreiras da Silva levará ao palco o show “Deu Samba”, e a banda KOIFFA interpretará clássicos do rock.

 

A Feira também contará com apresentações da Orquestra de Viola e Violão do Instituto de Biociências de Botucatu (OVVIBB), a primeira da região formada exclusivamente por violas e violões, que vem se destacando no cenário musical caipira.

Autores confirmados

Entre os nomes que estarão presentes nesta edição, destacam-se:

  • Socorro Acioli – autora de 24 livros, entre romances, crônicas e obras infantojuvenis, e uma das vozes mais importantes da literatura brasileira contemporânea.
  • Natalia Timerman – médica psiquiatra, escritora e pesquisadora, autora de DesterrosRachadurasCopo Vazio e As pequenas chances. Sua palestra terá como tema “Relacionamentos em tempos de aplicativos e redes sociais”.
  • Micheliny Verunschk – escritora e historiadora, vencedora dos prêmios Jabuti e Oceanos, autora de O som do rugido da onça e Caminhando com os mortos.
  • Geni Núñez – psicóloga, escritora e ativista indígena, com a palestra “Reflorestamento do imaginário”.
  • Patrícia Lima – vencedora do Prêmio Sesc de Literatura 2024 na categoria conto com A glória dos corpos menores.

Oficinas

O público poderá participar de atividades práticas e criativas, como a oficina “Como fazer um mangá: guia criativo para iniciantes”, conduzida pelo GAS – Grupo de Artes Sequenciais (Unesp/Bauru); “Diálogo com a Poesia”, ministrada pelo poeta e escritor Osvaldir Reis, e “Oficina de escrita não criativa”, oferecida pelo escritor, editor e artista Baga Defente. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos links na Bio do Instagram @fliboficial.

Escritores da região de Botucatu terão a oportunidade de expor e vender seus livros durante a feira, ampliando o espaço para a literatura local.

 Sobre a FLIB

A FLIB é um evento cultural voltado à leitura é de grande relevância para a formação pessoal e cultural da população de Botucatu e dos Campus da Unesp, pois ao promover o contato da comunidade com o ambiente literário, propicia a propagação do conhecimento e o estímulo à leitura. Mais do que um evento, é a promoção de ambientes culturais diversificados, que possibilitam a integração entre a leitura e diversas formas de arte.E o melhor: o evento é totalmente gratuito!

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!