Botucatu: corte de ipê no centro gera polêmica com moradores

Árvore plantada há algumas décadas, enfeitava a região pela florada no inverno

Da Redação 

O corte de um ipê-roxo em praça no Centro de Botucatu causou polêmica e protestos de moradores do Jardim Dona Nicota, no Centro de Botucatu.

Efetuado na manhã desta sexta-feira, 22 de agosto, o corte ocorreu em uma praça na Rua Gustavo Teixeira de Assumpção. A árvore, plantada há algumas décadas, enfeitava a região pela florada nos meses de inverno.

Nas redes sociais moradores do entorno questionaram a retirada da árvore. Diziam que a planta não estava doente e que também não se encontrava próxima de rede elétrica.

A retirada, segundo a Prefeirura de Botucatu, foi motivada por solicitação de um morador do entorno, que alegou risco de queda.

Um engenheiro agrônomo da Prefeituea esteve no local, emitindo laudo que apontou a presença de um parasita na árvore. Isso levava ao enfraquecimento da estrutura.

“Por se tratar de uma árvore exótica, não nativa do Brasil e a qual a presença de parasitas colocava em risco outras árvores, foi realizada a remoção, conforme orientação técnico do engenheiro agrônomo. A Prefeitura reafirma seu compromisso em cuidar do meio ambiente e irá realizar o plantio de uma árvore adequada para esta praça”, frisa nota oficial emitida pela Prefeitura Municipal.

Confira a íntegra da nota oficial:

A Prefeitura informa que fez a retirada de uma árvore na praça na Rua Gustavo Teixeira de Assumpção a partir da solicitação de um morador do entorno, que apontou risco de queda da mesma. A partir do pedido, realizado junto à Ouvidoria Municipal, um engenheiro agrônomo esteve no local e emitiu um laudo técnico que aponto a presença de um parasita que enfraquecia sua estrutura da árvore e colocava em risco pedestres e motoristas que passaram pelo entorno. Por se tratar de uma árvore exótica, não nativa do Brasil e a qual a presença de parasitas colocava em risco outras árvores, foi realizada a remoção, conforme orientação técnico do engenheiro agrônomo. A Prefeitura reafirma seu compromisso em cuidar do meio ambiente e irá realizar o plantio de uma árvore adequada para esta praça.

O ipê-rosa ou ipê-roxo é uma espécie de árvore presente e originária da América do Sul, sendo que no Brasil é presente na Mata Atlântica e cerrado. No Brasil tem presença em quase todos os estados, incluindo São Paulo.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!