Unesp empossa nova gestão do Centro de Saúde Escola
Professora Paula Hokama foi reconduzida ao cargo de supervisora
Da Redação
A Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) empossou oficialmente na quarta-feira, 20 de agosto, a nova gestão do Centro de Saúde Escola (CSE) “Aquiles Luciano Delevedove”. A professora Paula de Oliveira Montandon Hokama foi reconduzida ao cargo de supervisora, e a professora Cristiane Murta Ramalho Nascimento assumiu como vice-supervisora para os próximos dois anos.
O evento contou com a presença de autoridades da universidade, do poder público municipal e de representantes de instituições parceiras, simbolizando a natureza colaborativa do CSE, uma unidade auxiliar da FMB que é peça fundamental no Sistema Único de Saúde (SUS) de Botucatu.
Compuseram a mesa diretora o vice-diretor da FMB, Prof. Assoc. Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção; o secretário Municipal de Saúde, Dr. André Gasparini Spadaro, representando o prefeito de Botucatu, Fábio Leite; e a vereadora Erika Liao, representando o presidente da Câmara Municipal, António Carlos Vaz Almeida (Cula).
Compromisso com a comunidade e a história
Em seu discurso de posse, a nova supervisora, professora Paula Hokama, fez questão de homenagear a história do CSE, fundado em 1972, e lembrou a figura de Aquiles Luciano Delevedove, antigo motorista que dá nome à unidade. “Sua vida dedicada à esta unidade inspira a lembrança de que a saúde se constrói no encontro entre a comunidade e o serviço”, disse.
Ela destacou o papel estratégico do centro, que responde por aproximadamente 30% da atenção básica do município, e relembrou a atuação heroica da equipe durante a pandemia de Covid-19 e a recente epidemia de dengue de 2024. “Foi justamente o aprendizado consolidado durante a pandemia que preparou o CSE para responder de maneira firme a essa nova emergência. Durante meses mantivemos nossas portas abertas, também aos finais de semana, acolhendo a comunidade durante a epidemia de dengue”, afirmou, agradecendo publicamente o empenho de todos os servidores. Paula reforçou que a missão da nova gestão é “recolocar a atenção primária em seu eixo central, voltado para prevenção e promoção à saúde” e que o futuro do CSE “só faz sentido se construído coletivamente”.
O vice-Diretor da FMB, professor Pedro Lourenção, destacou a importância do centro para o ensino, lembrando que 30% do internato de Medicina é realizado na atenção primária. Ele citou conquistas recentes, como as reformas nas unidades, e os desafios futuros, como a construção de um novo prédio na Vila Ferroviária. “Tenham certeza que a direção vai estar de mãos dadas com vocês para enfrentar estes e outros desafios”.
O secretário Municipal de Saúde, Dr. André Spadaro, estendeu os cumprimentos do prefeito e parabenizou a equipe. “O desafio de todos que estão aqui é realmente poder enfrentar esses desafios, encarar críticas e adversidades. Tenho certeza da competência que vocês têm para essa condução”, destacou.
Representantes das instituições parceiras
O presidente da Famesp, professor Pasqual Barretti, desejou êxito à nova gestão, expressando confiança de que trarão “perspectiva estratégica e criativa para consolidar ainda mais a harmonia entre ensino, pesquisa e extensão”.
A diretora do Departamento de Assistência à Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Prof.ª Titular Silke Anna Theresa Weber, representando o superintendente do HCFMB, enfatizou a integração entre o HC, a FMB e o município. “É um polo importante aqui na cidade, via integração da assistência. Espero poder contribuir, na gestão do HCFMB, para que vocês se mantenham inspiradas”, observou, referindo-se às dirigentes do CSE.
Sobre o Centro de Saúde Escola (CSE)
O Centro de Saúde Escola Aquiles Luciano Delevedove conta com duas unidades: uma na Vila dos Lavradores e outra na Vila Ferroviária. É uma unidade do SUS que responde por aproximadamente 30% da atenção básica do município, oferecendo consultas individuais, grupos terapêuticos, educação em saúde, vigilância, visitas domiciliares, coleta de exames, vacinação, pequenos procedimentos cirúrgicos e odontológicos, entre outros serviços. É um campo essencial para a formação de alunos de Medicina e Enfermagem da Unesp.