Museu Tião Carreiro prossegue com exposição sobre Mazzaropi
Exposição reúne uma seleção de fotografias de cenas dos filmes do artista
Da Redação
O Museu Tião Carreiro prossegue até 9 de novembro com a exposição “Mazzaropi em: O Jeca na Cuesta”, que resgata a obra do cineasta e ator que imortalizou o caipira brasileiro nas telas. O museu é um espaço dedicado à valorização da cultura raiz, localizado no Centro Max Feffer, em Pardinho.
Com curadoria de Karoline Violeira, a exposição reúne uma seleção de fotografias de cenas dos filmes de Mazzaropi relacionadas à alma caipira, retratada nas trilhas de Tião Carreiro. Além disso, o espaço do Museu foi transformado: uma sala de cinema remonta a experiência das décadas de ouro do cinema popular, exibindo o clássico “Jecão, um fofoqueiro no céu”, e a área externa recebeu a construção artesanal de uma casa de taipa, aberta à visitação e erguida com apoio das crianças do Programa de Iniciação Artística do espaço cultural.
As fotos usadas na exposição temporária foram cedidas pelo Instituto e Museu Mazzaropi, de Taubaté, com seleção e curadoria em parceria com o Museu Tião Carreiro.
“Celebrar Mazzaropi na Cuesta é revisitar a força de uma identidade cultural que se mantém viva, atravessando gerações. A exposição busca costurar esse legado à música, à educação e às práticas artísticas que continuam a florescer em nosso território”, afirma Karoline Violeira, curadora da exposição.
Exposição “Mazzaropi em: O Jeca na Cuesta”
Onde: Museu Tião Carreiro – Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade
Quando: De 7 de setembro a 9 de novembro de 2025 (terça a domingo, das 10h às 18h)
Entrada gratuita