Vereadores se reúnem com caçambeiros para discutir derramamento de materiais
Proposta trata da responsabilização por derramamento de materiais em vias públicas
Da Redação
Na tarde da última segunda-feira (22), parlamentares da Câmara Municipal de Botucatu participaram de uma reunião com representantes da categoria dos caçambeiros para discutir o Projeto de Lei nº 61/2025, de autoria do Poder Executivo. A proposta, que será votada na sessão ordinária desta noite (23), trata da responsabilização por derramamento de materiais em vias públicas no município e estabelece penalidades para quem descumprir a futura lei.
Marcaram presença com a categoria o Presidente Cula (MDB) e os vereadores: Abelardo (Republicanos), Carlos Trigo (MDB), Ielo (PDT), Valmir Reis (PP), Zé Fernandes (PSDB), Lelo Pagani (PSDB), Thiago Padovan (PSD) e Welinton Japa (MDB).
O encontro teve como objetivo principal promover o diálogo entre o Legislativo e os profissionais diretamente impactados pelas novas regras previstas no projeto. A reunião foi motivada por pedidos de adiamento e vista apresentados nas últimas sessões pelo vereador Abelardo, que defende o aprofundamento da discussão com os caçambeiros antes da deliberação final do texto.
Durante a conversa, foram debatidas sugestões de mecanismos de fiscalização e ações educativas para coibir o descarte irregular de resíduos, além da possibilidade de ajustes no texto do projeto que visem garantir mais clareza e justiça na aplicação das penalidades.