Alunos da rede estadual realizam provas do Saeb a partir de segunda (20)
Objetivo é avaliar as redes e os sistemas de ensino (público e particular) do Brasil
Da Redação
A partir da próxima segunda-feira (20), unidades de ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) participam da edição 2025 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas, aplicadas a cada dois anos pelo governo federal, são direcionadas a estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Para os alunos do 2º ano do Fundamental, a avaliação é amostral. Na rede paulista, a expectativa é que 790 mil respondam às questões até 31 de outubro.
Diferente das provas e testes adotados nas escolas que acompanham a evolução individual de cada estudante, o Saeb tem o objetivo de avaliar as redes e os sistemas de ensino (público e particular) do Brasil. Os resultados auxiliam no monitoramento dos níveis de aprendizagem, na formulação de indicadores — tal como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) — e de subsídios para a elaboração de políticas públicas.
Na edição de 2025 serão aplicados testes de língua portuguesa e matemática, com base nas Matrizes de Referência de 2001 e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Algumas escolas do 5º e do 9º ano foram sorteadas para fazer testes também de ciências da natureza e ciências humanas. O número de questões varia de acordo com o ano/série:
5º ano do Fundamental: 22 questões de língua portuguesa e 22 de matemática
9º ano do Fundamental e 3ª série do Médio: 26 questões de Língua Portuguesa e 26 de Matemática
Cada escola tem autonomia para decidir, em conjunto com a instituição aplicadora, o calendário de provas. Os resultados finais serão divulgados em agosto de 2026.
“O Saeb não é apenas ‘mais uma prova’, mas um importante termômetro do aprendizado de nossos estudantes. Com a avaliação conseguimos monitorar desde as habilidades de leitura e alfabetização dos alunos do 2º ano do Fundamental até as operações mais complexas de matemática previstas para a 3ª série do Médio. Em conjunto com o Saresp [Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo], os resultados do Saeb nos ajudam no planejamento da rede e dão suporte às escolas e ao trabalho dos professores em sala de aula”, explica Renato Feder, secretário da educação de São Paulo.
Classes com registro de alta frequência no dia da avaliação do Saeb e com bom desempenho na Prova Paulista do 3º bimestre receberão pontos extras. Cada unidade de ensino pode criar taças simbólicas para as turmas de cada ciclo que ocuparem as primeiras colocações.