Cempas da Unesp recebe alunos de Pardinho em projeto de preservação dos tamanduás

Crianças aprenderam as principais problemáticas relacionadas à preservação

Da Redação

O Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Selvagens (Cempas) da Unesp de Botucatu recebeu na quinta-feira, 16 de setembro, a visita de alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Rosita Prestes da Rocha, de Pardinho.

A visita aconteceu em dois turnos. Trinta e nove crianças visitaram o Cempas no período da manhã e mais vinte no período tarde. Todos na faixa de cinco anos de idade. Eles foram recepcionados por alunos de graduação em Medicina Veterinária, docentes da FMVZ e integrantes da equipe do Cempas.

Ao longo da semana, houve uma capacitação dos graduandos da FMVZ para receber os visitantes e preparar as atividades que seriam oferecidas a eles. Durante a visita, as crianças puderam assistir a uma apresentação teatral onde foram abordadas, de maneira leve e lúdica, as principais problemáticas relacionadas à preservação do tamanduá-bandeira.

Nas instalações do Cempas, as crianças puderam ver os tamanduás de perto, acompanhando inclusive o momento da sua alimentação. Também participaram de jogos lúdicos com perguntas específicas sobre os tamanduás. Ao final dos trabalhos, foi aplicado um questionário interativo que constatou que os alunos tiveram uma boa fixação dos conteúdos apresentados.

Talita Corulli, coordenadora pedagógica da escola, destacou a importância da parceria com o Cempas. “Temos feito esse trabalho junto com o Cempas  desde o começo do ano, focado na preservação do tamanduá-bandeira. Nossos professores vêm trabalhando esse tema ao longo do ano, falando sobre a importância do tamanduá para a fauna nativa, para o meio ambiente, explicando sobre suas características, seu habitat”.

“Temos muitos alunos que são da zona rural e vivem em propriedades em que o tamanduá está presente. Por outro lado, as crianças da zona urbana sabiam muito pouco sobre esse animal. Vindo até o Cempas, fazendo todas as atividades propostas e vendo o tamanduá de pertinho, eles aprendem bastante e fixam melhor o que foi trabalhado pelos professores em sala de aula. Eles perguntam bastante e percebemos que o trabalho é bastante efetivo para a conscientização sobre o tema”, salienta Talita.

A visita dos alunos de Pardinho ao Cempas fez parte das atividades do grupo que trabalhou com o tema “Conservação do cerrado: Ações práticas para preservação do tamanduá” na  Semana de Integração Acadêmica (Sinta) do curso de Medicina Veterinária, sob a coordenação das professoras Maria Jaqueline Mamprim, Sheila Canavese Rahal e Claudia Valéria Seullner Brandão.

A atividades também integram as ações do Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CDC) “Cetras Universitário: Cempas”, projeto financiado pela Fapesp, criado para contribuir para mitigação da perda da biodiversidade no Estado de São Paulo.

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