Homem é preso por abandono de incapaz e manter plantação de cannabis
Caso foi registrado na noite de sábado, 25 de outubro, em Botucatu
Da Redação
Um homem de 29 anos foi preso por abandonar o filho sozinho em casa e pelo plantio ilegal de mudas de cannabis sativa, planta usada para a produção de entorpecentes como maconha. O caso foi registrado na noite de sábado, 25 de outubro, em Botucatu.
Conforme registrado nos autos policiais, uma criança de cinco anos foi vista caminhando sozinha pela Rua Germino Daltin, na Vila Cidade Jardim. Populares acionaram a Guarda Civil Municipal (GCM) que foi até a região para a busca dos responsáveis. Denunciante declarou que chegou do trabalho por volta da meia-noite e viu a criança perambulando pela rua chorando e trajando somente roupa íntima.
Devido à situação, a abrigou na casa aguardando as autoridades. Guardas municipais foram até a residência indicada e se depararam com o portão semiaberto. Houve tentativa de contato com os moradores, sem sucesso. Os agentes conseguiram acessar um dos cômodos da casa, encontrando uma estufa caseira contendo onze pés de maconha e mais dezesseis mudas da planta em copos de plástico. O local estava iluminado e ventilado.
Minutos depois chegou um casal alegando ser morador do imóvel. O homem declarou ser o pai da criança e o responsável pelas mudas de cannabis. Ele frisou que tinha saído com a namorada para jantar e teria deixado o filho em casa.
Sobre os pés de cannabis, declarou que efetua o plantio para fins medicinais, além de usar no filho, o qual declarou ser autista. No entanto, não apresentou laudo médico ou mesmo autorização judicial para o consumo da substância. Decisão de 2024 do Supremo Tribunal Federal (STF) descriminalizou o porte pessoal de maconha de até 40 gramas e o cultivo de até seis plantas fêmeas de cannabis sativa.
Diante do abandono do filho e o plantio ilegal, o homem foi levado ao Plantão de Polícia Civil, tendo a prisão determinada. A criança está sob custódia da avó e a namorada do acusado, ouvida pelo delegado e liberada.


