Câmara de Botucatu entrega diploma a Doadores de Sangue e Órgãos

Dia do Doador de Sangue” é comemorado anualmente em 25 de novembro

Da Redação

A Câmara Municipal de Botucatu realizou na quarta-feira, 19 de novembro, sessão solene para a entrega do “Diploma Reconhecimento Comunitário aos Doadores de Sangue e Órgãos”. A honraria foi instituída pela Resolução nº 329, de 18 de maio de 2004, de autoria dos então vereadores Carlos Trigo e Luiz Alberto Bueno.

Neste ano, a homenagem foi concedida conforme o Decreto Legislativo nº 452/2025, aprovado em Sessão Ordinária do dia 29 de outubro, de iniciativa da Mesa Diretora, em parceria com o Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB).

O “Dia do Doador de Sangue” é comemorado anualmente em 25 de novembro. Em alusão à data, a Câmara entregou o Diploma aos doadores de sangue e órgãos que foram indicados pelo Hemocentro e pela Organização de Procura de Órgão da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu.

Compuseram a Mesa dos Trabalhos o Presidente da Câmara, vereador Cula (MDB); a 1ª Secretária, vereadora Erika da Liga do Bem (PSD); o Diretor do Hemocentro, Dr. Cláudio Lucas Miranda; o Diretor Técnico do Banco de Tecidos Oculares Humanos da Unesp, Dr. Álvio Isao Shiguematsu, o Coordenador dos Serviços de Procura de Órgãos e Tecidos da Unesp, Dr. Laércio Martins Stefano; e o Secretário Adjunto em Assuntos Médicos, Bruno Gushi.

Os vereadores Abelardo (Republicanos), Carlos Trigo (MDB), Ielo (PDT), Lelo Pagani (PSDB), Nuno Garcia (PODE), Thiago Padovan (PSD), Valmir Reis (PP), Welinton Japa (MDB) e Zé Fernandes (PSDB) também marcaram presença na solenidade.

A cerimônia teve início com um vídeo institucional explicando sobre a homenagem. O Presidente Cula agradeceu a equipe do Hemocentro e da Organização de Procura de Órgão pela indicação dos homenageados, e aos vereadores, familiares dos homenageados e demais presentes.

Na sequência, os homenageados foram chamados para receber o Diploma. Foram agraciados:

  • Daniel Rodrigues Torres Modenese, como doador de plaquetas;
  • Cristiano José dos Santos, como doador de sangue;
  • A família de Emanoela Santos da Silva, doadora de tecido ocular (córneas);
  • A família de Breno Gabriel da Silva, doador de múltiplos órgãos;
  • Santiago Costa dos Santos, como receptor de tecido ocular (córneas);
  • A empresa Bracell, como Instituição Colaboradora.
error: Este conteúdo é protegido contra cópia!