Botucatu terá caminhada de conscientização sobre AIDS dia 1º
Inscrição será solidária, mediante a doação de 2 litros de leite
Da Redação
No dia 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e o Serviço de Ambulatórios Especializados em Infectologia “Domingos Alves Meira” (SAEI-DAM), unidade própria da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), promoverá a 1ª Caminhada do SAE de Infectologia na Luta Contra a Aids. Será uma ação de conscientização, acolhimento e incentivo ao cuidado em saúde.
O evento acontecerá no Jardim Botânico do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB/Unesp), localizado no câmpus da Unesp em Rubião Júnior, próximo ao Hospital Veterinário (HV) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/Unesp). A concentração terá início às 11h30, com largada às 12h, e contará com dois percursos disponíveis para o público: 2 km e 4 km. Durante o percurso, haverá distribuição de água e, ao final, frutas para os participantes.
A inscrição será solidária, mediante a doação de 2 litros de leite, que serão destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pelo SAEI/DAM. Os 150 primeiros inscritos receberão uma medalha especial do evento. A inscrição pode ser feita pelo site oficial.
Conscientização e saúde
A caminhada é uma ação realizada pelo SAEI-DAM em prol do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, data internacional que reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce, do respeito, da solidariedade e do combate ao estigma relacionado ao HIV/aids. Para reforçar o propósito da ação, a organização do evento sugere o uso de camiseta vermelha ou branca, cores que simbolizam a campanha.
Atendimento especializado
O SAEI-DAM oferece assistência humanizada e multiprofissional a indivíduos que vivem com HIV/Aids, hepatites crônicas B e C, e infecção por HTLV I/II. O serviço também atende vítimas de acidentes ocupacionais (perfurocortantes ou com outros materiais biológicos), violência sexual e casos de exposição sexual consentida que configurem risco biológico para a transmissão dessas infecções.

