Projeto da Unesp Botucatu premiado em congresso internacional de medicina
Projeto oferece treinamentos gratuitos a profissionais da educação do ensino fundamental
Da Redação
Desenvolvido pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP), o projeto de extensão universitária “Lei Lucas”, que oferece treinamentos gratuitos a profissionais da educação do ensino fundamental com foco em emergências pediátricas, acaba de ser premiado internacionalmente.
Apresentado durante o Simpósio de Ciência da Ressuscitação 2025, dentro da programação do Congresso da American Heart Association (AHA), o trabalho intitulado “Knowledge retention and safety in decision-making in basic life support maneuvers by professionals in public elementary education after training conducted by academics in the health field” conquistou o Prêmio Paul Dudley White, destinado ao melhor resumo brasileiro submetido no evento.
A autora principal do trabalho é a professora Joelma Gonçalves Martin, docente do Departamento de Pediatria da FMB/UNESP, que tem como co-autores Geovani Ozorio Fernandes, Cristiano Martins Beserra, Ana Luisa Tarrio Ferraz de Almeida, Lays Da Silva Sales, Antonio Gil Azevedo, Haroldo Teofilo de Carvalho e José Roberto Fioretto.
A sessão de premiação aconteceu no dia 8 de novembro, no Ernest N. Morial Convention Center, em Nova Orleans, Louisiana, EUA. O simpósio abordou as mais recentes descobertas e pesquisas em ressuscitação e cuidados de emergência, incluindo a apresentação das novas Diretrizes de RCP e ACE (Atendimento Cardiovascular de Emergência) de 2025 da AHA.
“Seu trabalho excepcional, escolhido por seus pares, reflete a visão do Dr. White de excelência global em ciência e medicina cardiovascular e reconhece os autores que contribuíram para o resumo aceito mais bem classificado de cada país”, diz trecho da carta endereçada aos premiados, assinada por Sarah Perman e Cameron Dezfulian, do Comitê do Programa do Simpósio de Ciência da Ressuscitação de 2025.
A American Heart Association (AHA) é a maior e mais antiga organização voluntária dos EUA dedicada a combater doenças cardíacas e AVC, financiando pesquisas, publicando diretrizes científicas de RCP e cuidados de emergência, e oferecendo treinamento globalmente para profissionais de saúde e público, com o objetivo de salvar vidas e promover corações mais saudáveis.
Reconhecimento
Os representantes da FMB enviaram para o congresso dois resumos que relatam um pouco da história do projeto de extensão que contribui para garantir aplicabilidade a “Lei Lucas” (Lei nº 13.722/2018). Inspirada na trágica morte do menino Lucas Begalli, ela torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores, funcionários e equipes de escolas e estabelecimentos de recreação infantil no Brasil, visando prepará-los para agir rapidamente em emergências, como engasgos ou paradas cardiorrespiratórias, até a chegada do socorro profissional. Anualmente, o projeto oferece treinamento teórico e prático para cerca de mil profissionais da educação do município de Botucatu.
O trabalho premiado pela American Heart avaliou, por meio de uma prova aplicada de forma remota, o nível de retenção de conhecimento pelos profissionais, meses depois de passarem por treinamento. “O estudo mostrou uma manutenção elevada de conhecimento, independente da função ou da idade de quem foi treinado. Na análise dos dados foi possível correlacionar que profissionais motivados pelo treinamento tinham melhores notas na prova. Quando falamos que a maior motivação é a proteção da vida das crianças supervisionadas por eles, aumenta a vontade de participarem, aprenderem e estarem craques para atuarem e até mesmo replicarem o conhecimento adquirido”, avalia Joelma.
A docente afirma que o reconhecimento externo, além de garantir novo ânimo aos voluntários e coordenadores bolsistas do projeto, também coroa o esforço dos acadêmicos e dos professores do Departamento de Pediatria envolvidos com o trabalho. “A importância desse reconhecimento internacional é gigantesca. Ainda mais por se tratar da American Heart Association, o grupo de estudos de eventos cardiovasculares mais importante do mundo, que premia de forma diferenciada não apenas estratégicas terapêuticas, mas também ações preventivas. E um trabalho de prevenção muitas vezes demora a apresentar resultados para quem o realiza. E nosso trabalho é de prevenção. Ter o reconhecimento deles é maravilhoso”.
Outro ponto destacado por Joelma é que a premiação revela aos alunos a importância do trabalho desenvolvido de forma coletiva e ao mesmo tempo mostra para o mundo a qualidade da pesquisa desenvolvida na FMB. “Foi importante também para os alunos ver que um trabalho feito a várias mãos, de forma participativa e consensual faz toda diferença. Além disso, enche nosso coração de alegria levar o nome da nossa instituição. Ficamos felizes em mostrar para o mundo que conseguimos fazer ciência diferenciada e promover estudos robustos que podem impactar a sociedade como um todo”.
Treinamento
O projeto “Lei Lucas” reúne docentes e graduandos de vários cursos das áreas de saúde que atuam na capacitação de profissionais da educação para reconhecer e agir em situações de emergência com crianças, como casos de parada cardiorrespiratória (PCR) e engasgo, até a chegada do atendimento especializado. São cerca de 100 voluntários envolvidos com esse trabalho.
Nas atividades, que são desenvolvidas em unidades escolares, os participantes aprendem manobras essenciais de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e desobstrução das vias aéreas (manobra de Heimlich), com instruções práticas de docentes e alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina e Física Médica.


