Professores da Unesp Botucatu premiados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária
Premiação contemplou médicos veterinários e zootecnistas por contribuições diversas
Da Redação
Três professores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp Botucatu, estiveram entre os destaques da cerimônia de premiação dos médicos veterinários e zootecnistas que se destacaram ao longo de 2025 por suas contribuições científicas, acadêmicas, sanitárias e profissionais.
Promovida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), a cerimônia reconheceu a excelência das atuações profissionais dos professores Ciniro Costa, Juliany Gomes Quitzan e Marcio Garcia Ribeiro, atestando uma vez mais a qualidade do corpo docente da FMVZ/Unesp.
A cerimônia aconteceu na noite de quinta-feira (11), reunindo conselheiros, representantes de instituições de ensino, e familiares dos homenageados, em um encontro marcado por reconhecimento, emoção e valorização das profissões. A solenidade foi prestigiada pelos professores Mario De Beni Arrigoni e Alexandre Secorun Borges, respectivamente diretor e vice-diretor da FMVZ.

A abertura do evento ficou a cargo da presidente da Comissão de Avaliação e Julgamento, Kátia de Oliveira, que ressaltou o papel da ciência, da pesquisa e da responsabilidade social na seleção dos agraciados. Em um discurso marcado pela emoção, ela relembrou sua trajetória profissional e destacou que, embora números importem, são as relações humanas que realmente fazem a diferença. “Pessoas impactam pessoas. Os premiados desta edição representam um compromisso ético e transformador com a sociedade”.
A comissão responsável pela análise das indicações, formada pelas conselheiras Kátia de Oliveira, Mirian Rodrigues e Nicole Bernart Casara, avaliou criteriosamente as 24 indicações recebidas neste ano, posteriormente encaminhadas e aprovadas pelo Plenário do Regional. Para Kátia, cada profissional escolhido simboliza avanços relevantes para a sociedade paulista, “seja na defesa sanitária, na qualidade do ensino ou na inovação empreendedora”.
Na sequência, a presidente do CRMV-SP, Daniela Pontes Chiebao, agradeceu a presença do público e declarou oficialmente aberta a solenidade. Em sua fala, destacou que o papel do Conselho é “proteger a sociedade e garantir serviços qualificados”, reforçando que a premiação evidencia profissionais que ultrapassam expectativas e se tornam referência para as categorias.
Também compuseram a mesa diretiva a vice-presidente do Conselho, Carolina Filippos, e a tesoureira, Alessandra Marnie Martins Gomes de Castro.
Premiados
A cerimônia contemplou quatro categorias de destaque profissional, reconhecendo médicos-veterinários e zootecnistas que contribuíram de forma significativa para o avanço técnico, ético, científico e social das profissões.
O professor Márcio Garcia Ribeiro recebeu o “Prêmio Ernani Ibirá Gonçalves – Defesa Sanitária Animal” das mãos da presidente Daniela Chiebao. Com ampla trajetória acadêmica e atuação em cursos de habilitação de médicos-veterinários no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, destacou durante seu discurso a importância da união interinstitucional para o avanço da área. “Recebi com um misto de alegria e surpresa a gentileza da indicação do meu nome”, afirmou, ressaltando, ainda, que “todos os países que alcançaram controle e erradicação de doenças contam com políticas públicas robustas, agregando todos os elos envolvidos”.
A vice-presidente Carolina Filippos entregou o “Prêmio Walter Maurício Corrêa – Ensino da Medicina Veterinária” à professora Juliany Gomes Quitzan, que emocionou o público ao compartilhar sua trajetória acadêmica e pessoal. “É um prazer enorme estar aqui, uma honra muito grande receber esse prêmio”, declarou. A docente também reafirmou seu compromisso com o ensino. “Além da minha escolha em ser médica-veterinária, eu tenho certeza da minha escolha em ser professora”, disse.
Pioneiro na pesquisa e divulgação sobre Silagem de Grãos Úmidos de Cereais para Alimentação Animal no Brasil, o professor Ciniro Costa recebeu o “Prêmio Mateus José Paranhos da Costa – Ensino da Zootecnia” das mãos da zootecnista Kátia de Oliveira. Com 46 anos dedicados ao ensino, pesquisa e extensão, o zootecnista celebrou o reconhecimento recordando valores ensinados por seu pai. “Antes de falar bem, é preciso fazer bem feito o nosso trabalho”, afirmou. Emocionado, dividiu a homenagem com colegas, familiares e todos que contribuíram para sua trajetória.

