Unesp Botucatu recebe nota máxima no Enamed
Unesp alcançou o conceito Enade 5, ao lado de outros 48 cursos distribuídos pelo Brasil
Da Redação
O Ministério da Educação (MEC) divulgou na segunda-feira, 19 de janeiro, o resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Entre os 351 cursos avaliados em todo o país, a Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (FMB) alcançou o conceito Enade 5, a nota máxima na avaliação, ao lado de outros 48 cursos distribuídos pelo Brasil.
O Enamed é uma iniciativa do MEC, conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Realizado pela primeira vez em 2025, o exame anual contemplará todos os estudantes concluintes dos cursos de medicina, unificando as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e da prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare).
Para o diretor da FMB/Unesp, Professor Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, o resultado reforça a excelência da formação oferecida pela instituição. Segundo ele, a nota é fruto do trabalho coletivo desenvolvido na faculdade. “A nota demonstra a qualidade do ensino. Parabenizo todo o nosso corpo docente, os servidores técnico-administrativos e os discentes, pois juntos mostramos a importância da FMB e da universidade pública e gratuita na formação de profissionais qualificados”, afirma.
Para o coordenador do curso de Medicina da FMB/Unesp, Professor Roberto Antônio de Araújo Costa, a conquista representa um importante reconhecimento externo da qualidade do ensino oferecido pela instituição. “A obtenção do conceito máximo representa um reconhecimento externo da qualidade do ensino oferecido pela faculdade e reflete o compromisso coletivo da FMB com a formação médica de excelência”, afirma.

