HC de Botucatu realiza captação de coração de bebê de 3 meses
Órgão captado é um dos menores já registrados para transplante
Da Redação
A Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) participou ontem, 4, da captação de um coração de um bebê de apenas três meses, na Santa Casa de Jaú.
O órgão, que pesa apenas alguns gramas, é um dos menores já registrados para transplante. O processo de captação foi concluído por volta das 13h e o coração foi encaminhado ao Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, sendo transplantado em seguida.
A ação foi viabilizada em conjunto com a Equipe de Doação de Órgãos Para Transplantes (E-dot) da Santa Casa, que faz parte da OPO do HCFMB, e com o apoio da Polícia Militar de Jaú. A autorização da família do bebê doador transformou um momento de dor em esperança.
A Organização de Procura de Órgãos (OPO) do HCFMB, coordenada pelo médico Laércio Stéfano, é responsável pelas captações de órgãos e distribuições para transplantes para cerca de 51 municípios do âmbito da sua área de abrangência, e algumas vezes, até outros estados.
Seja um doador de órgãos
Para ser um doador de órgãos, a pessoa deve manifestar seu desejo à família e pessoas mais próximas. De um doador, é possível obter vários órgãos e tecidos para realização do transplante.
Na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação. Para um transplante, só importa a compatibilidade entre o doador e as várias pessoas que esperam por um novo órgão.

