Botucatu recolheu mais de 8 mil pneus para reciclagem neste ano

Pneus são encaminhados para a destinação  correta através da logística reversa

Da Redação

Botucatu segue avançando na destinação correta de pneus inservíveis, reforçando o compromisso do município com a sustentabilidade, a saúde pública e o cuidado com o meio ambiente através das ações contínuas de gestão ambiental e limpeza urbana.

Entre janeiro e dezembro de 2025, foram coletados e destinados corretamente 86 mil pneus na Cidade. Já em 2026, o município já contabiliza a coleta de 8 mil pneus, número que demonstra a continuidade e a eficiência do trabalho desenvolvido.

A coleta adequada de pneus é uma ação estratégica, já que o descarte irregular desse material pode gerar sérios problemas ambientais e de saúde, como a proliferação de mosquitos transmissores de doenças, além da contaminação do solo e da água.

Como funciona a reciclagem de pneus

Após a coleta, os pneus são encaminhados para a destinação ambientalmente correta através da logística reversa, seguindo o chamado ciclo do pneu. Esse processo inclui etapas como triagem, trituração e reaproveitamento do material, que pode ser transformado em diversos produtos, como:

  • Pisos para quadras e parques;
  • Asfalto borracha;
  • Solados de calçados;
  • Artefatos de borracha;
  • Combustível alternativo para a indústria cimenteira.

Todo esse processo contribui para a redução do volume de resíduos em aterros, diminui impactos ambientais e promove a economia circular, onde o resíduo volta ao ciclo produtivo de forma sustentável.

Ponto de Coleta Voluntária de Pneus

Endereço: Rua Dr. José Barbosa de Barros, 120 – Vila dos Lavradores

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11 horas e das 13 horas às 16h30

Fechado aos sábados, domingos e feriados.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!