Lençóis Paulista inicia vacinação contra a dengue em profissionais da saúde
Disponibilidade do imunizante neste estágio inicial é limitada
Da Redação
A Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu nesta semana, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, 100 doses da nova vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan.
De acordo com comunicado oficial do Governo do Estado e diretrizes do Ministério da Saúde, a disponibilidade do imunizante neste estágio inicial é limitada. Por esse motivo, a vacinação segue uma estratégia nacional de priorização, sendo destinada exclusivamente aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), responsáveis pelo atendimento direto à população.
A Secretaria de Saúde esclarece que essa nova vacina não substitui a campanha de vacinação contra a dengue já em andamento no município. A imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos continua ocorrendo normalmente nas unidades de saúde, com atendimento por livre demanda. Para esse público, o esquema vacinal segue o protocolo do Programa Nacional de Imunizações (PNI), com duas doses aplicadas com intervalo de três meses (90 dias).
Além da vacinação, Lençóis Paulista mantém ações permanentes de combate à dengue, como mutirões, arrastões de limpeza, visitas domiciliares e trabalho contínuo dos agentes comunitários de saúde e de controle de endemias. A Secretaria de Saúde reforça que informações e orientações estão disponíveis nas redes sociais oficiais da Prefeitura e no site www.lencoispaulista.sp.gov.br.
A Prefeitura destaca que o enfrentamento à dengue é uma responsabilidade coletiva e que a colaboração da população é essencial para a proteção da saúde pública.

