Professor que ajudou a criar serviço de Ortopedia da Unesp Botucatu é homenageado
Nos primórdios da FCMBB, contribuiu indicando alguns de seus colegas para darem aulas às primeiras turmas na disciplina de Ortopedia
Da Redação
Contemporâneo dos professores Mário Rubens Montenegro e William Saad Hossne, baluartes na implantação da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), o professor Manlio Mario Marco Napoli acaba de ser homenageado por sua contribuição para criação da estrutura inicial da área de Ortopedia, hoje de grande prestígio dentro da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP).
Formado na década de 1940 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Napoli construiu uma carreira de sucesso dentro da instituição, transformando-se em um dos maiores especialistas em Ortopedia e Traumatologia do país. Chefe de clínica desde 1964, incentivou a formação de docentes, principalmente após a reforma universitária de 1970, que criou a pós-graduação em stricto sensu na Universidade de São Paulo.
Nos primórdios da FCMBB, contribuiu indicando alguns de seus colegas para darem aulas às primeiras turmas na disciplina de Ortopedia. Depois disso, em 1973, foi um dos responsáveis pela indicação do Dr. Hamilton da Rosa Pereira, um dos pioneiros da especialidade em Botucatu, para chefiar o setor. Já nos anos 1980, como chefe do Departamento do Instituto de Ortopedia da USP, abriu espaço para que nomes como Dr. Alfredo Alcântara Barreto, Dr. Kandir Genésio Innocenti Dinhane, Dr. Paulo Roberto de Almeida Silvares, Dr. Emílio Carlos Curcelli, Dr. Trajano Sardenberg e Dr. Sérgio Swain Müller (todos ligados à Disciplina de Ortopedia e Traumatologia da FMB), pudessem avançar com especializações na área.
Além dessas contribuições, outra razão especial motivou a homenagem, que incluiu a entrega de uma placa e de um documento oficial em nome da Congregação da FMB: no mês de dezembro, professor Napoli completará 100 anos de vida. O encontro aconteceu na capital paulista, no memorial que reúne publicações e honrarias que comprovam a importância e a grandeza de sua trajetória profissional.
“O local é uma casa que ele tem só pra essas ocasiões. Toda a história dele está lá. Foi um encontro bastante agradável, de cerca de duas horas. Ele é, ainda, muito lúcido. Conversou bastante, relembrou passagens do tempo dele da USP. Fizemos questão de prestar essa homenagem em agradecimento pela contribuição na implantação da Ortopedia na Faculdade de Medicina e também pela proximidade de seu centenário”, declara o professor Paulo Silvares.
Estiveram presentes os professores Hamilton da Rosa Pereira, Kandir Dinhane, Trajano Sardenberg, Emílio Curcelli, Paulo Silvares e Alfredo Alcântara Barreto, acompanhado de sua esposa, a fisiatra Romi Kawasaki Alcântara Barreto, que foi docente da FMB e também estagiou no Serviço de Fisiatria do Instituto de Ortopedia da USP.
Trajetória
Manlio Mario Marco Napoli, mais conhecido por Manlio Napoli, nasceu em 5 de dezembro de 1921, em São Paulo – capital. É filho de Francisco Napoli e Ortensia Cocino Napoli. Iniciou seus estudos primários em 1930, e o secundário em 1934. Fez o curso pré-médico em 1939-1940 e o curso universitário na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), de 1941 a 1946, quando se graduou.
Iniciou suas atividades acadêmicas no serviço do professor Godoy Moreira, na então clínica ortopédica e traumatológica do Hospital das Clínicas da FMUSP, em 1946. Fez residência médica nos anos 1947 e 1948, nesse mesmo serviço. A partir dessa data filiou-se definitivamente à Escola do professor Godoy Moreira, na qual realizou toda sua carreira universitária.
De Auxiliar de ensino, nomeado em 1948, chegou a professor titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP, após concurso de títulos e provas, em 1986. Aposentou-se em 1991 e, atualmente, é professor emérito da FMUSP.
Manlio Napoli exerceu todos os cargos e funções administrativas impostos ao titular. Iniciou a renovação e reorganização do seu departamento a partir de 1988, para que o Instituto de Ortopedia e Traumatologia continuasse a ser o hospital de referência da especialidade no País.
Teve intensa atividade em congressos da especialidade no País e no exterior. Deve-se ressaltar a realização do XIV Congresso Mundial do Colégio Internacional de Medicina e Cirurgia do Pé, realizado em 1981, em São Paulo, ocasião em que foi eleito presidente mundial do Colégio Internacional de Medicina e Cirurgia do Pé.
Manlio Napoli publicou 55 trabalhos em revistas nacionais e estrangeiras da especialidade, assim como 13 livros de natureza didática. Participou de 130 congressos nacionais e estrangeiros, nos quais apresentou 260 trabalhos e proferiu 125 conferências, palestras e comunicações. Além de suas atividades didáticas de ensino no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP, participou dessas atividades em outros centros universitários, no País e exterior. É portador de dois prêmios nacionais da especialidade.
Em suas atividades particulares na especialidade, fundou o Hospital Anchieta – Ortopedia e Traumatologia, em São Paulo, o primeiro especializado na área. Criou novos centros de ensino e pesquisa fora da FMUSP, como o Clube do Pé, entidade particular de ensino e pesquisa, hoje existente em vários estados brasileiros. Manlio Mario Marco Napoli recebeu 27 homenagens e honrarias desde o início de sua carreira.


